domingo, 2 de junho de 2013

Volume de exploração radar 
uma lição para um jovem RIO
Aviação de combate do mundo real

"Esta é outra história de meus antigos dias de voo no F-14."
Por Dave Baranek

Uma noite em junho de 1981 eu voaria com Holly, operando a partir do porta-aviões USS Constellation na costa da Baja California várias centenas de milhas a sudoeste de San Diego. Nós tínhamos sido brifados as 5:15 PM para um exercício de defesa aérea, uma missão comum para F-14s durante operações em porta-aviões. Naquela noite, dois bombardeiros leves A-7 seriam lançados primeiro e imediatamente voariam para o norte em alta velocidade, em seguida, curvariam em direção ao porta-aviões a 200 milhas ou mais. Holly e eu seriamos acompanhados por outro F-14 em nossa missão de defender "Connie" e decolar alguns minutos após o A-7s. Nós daríamos a eles a dianteira com um atraso de 15 minutos, em seguida, faríamos patrulha de duas fatias de espaço aéreo e tentar detectar o A-7s. Parecia bastante simples e não particularmente excitante, mas você nunca sabe como um voo vai evoluir.

Após o lançamento nós ficamos por cima conforme requerido, em seguida, nos dirigimos para o norte, dividindo o espaço aéreo em dois setores. Holly e eu ficamos responsáveis pelo setor oeste. Nesta missão eu tinha que efetuar a busca radar do setor inteiro por minha conta mesmo, mas com o longo alcance do radar AWG-9 e seus modos de busca automatizados, isso não deveria ter sido nenhum problema para detectar a ameaça entrado em nossa área.




A cada minuto que passa, voávamos quatro milhas para mais longe do porta-aviões, enquanto que os A-7 se aproximavam a uma taxa um pouco maior. Holly estava calculando sua provável distância de nós com base em sua provável velocidade e momento de saída, o nosso tempo de atraso, e sua provável velocidade em direção a nós. Depois de alguns minutos ele percebeu que eles estavam em nosso alcance de detecção, mas eu não tinha nada no radar.

Na frente do meu rosto havia uma tela quadrado de quatro polegadas que mostra retornos brutos de radar. Este era chamado de mostrador de dados detalhados (Detail Data Display -DDD). O estrobe representa os retornos da antena do radar de 36 polegadas de largura montado no nariz da aeronave. E no fim de cada varrida operada hidraulicamente reverte a direção do movimento da antena e ajusta sua elevação. No momento em que completou oito varreduras do radar tinha digitalizado um enorme volume em ambas as altitude e a distância horizontal, e depois repetiu o padrão de exploração. Mas para essa missão eu passei a maior parte do meu tempo olhando para o TID em busca de um símbolo do alvo, e não um blip de retorno do radar. O TID era principalmente preto, marcado apenas por linhas que mostram o volume de exploração e vários pedaços de informações em torno de suas bordas, não os alvos que queríamos.

Era possível que o A-7s estivessem se aproximando do Tomcat de outro setor, mas de vez em quando eu furtivamente dava uma olhada nestas áreas e não vi nada. Holly ficou um pouco impaciente e perguntou se o nosso radar estava funcionando. Minha própria frustração era maior.

Finalmente eu saio da minha mentalidade de "rotina" e pensei sobre o problema. Eu tinha feito um trabalho justo de higienização do espaço aéreo, mas percebi que eu poderia ter cometido um erro comum, permitindo aos alvos voar acima ou abaixo da cobertura radar. Nós tínhamos discutido isso na sala no brifim de voo, mas eu tinha sido um pouco relaxado nesta missão simples. Então, cheio de frustração, eu mudei o radar para curto alcance, na escala de dez milhas, e o apontei quase em linha reta para baixo. Voltei a minha atenção para o pequeno ecrã que mostra a imagem bruta de radar. Estávamos a 25.000 pés (cerca de quatro milhas náuticas acima do mar), e ali quatro milhas de alcance estava uma sólida linha preta, a superfície do oceano. Mas de imediato notei dois blips muito distintos uma fração de milhas mais perto no scope. Era a formação de A-7 em uma altitude de apenas algumas centenas de metros acima do oceano. Eu não podia acreditar na minha sorte.
"Eles estão bem abaixo de nós!"
Eu disse sobre o ICS. Esta não foi uma chamada muito profissional, mas funcionou.

Holly imediatamente rolou nosso Tomcat invertido e empurrou a manete ligeiramente para frente para nos manter nivelados por alguns segundos. Nós dois inclinamos a cabeça para trás para olhar para o oceano escuro e vimos dois jatos cinza em cruzeiro a cerca de quatro milhas abaixo de nós, dirigindo-se para o porta-aviões. Holly puxou o manche suavemente e nosso nariz caiu no horizonte e começamos um arco gracioso. Com o aumento de nossa velocidade de mergulho, nossas asas automaticamente puxadas para trás a partir da sua posição de baixa velocidade de 20 graus até cerca de 50 graus, adequado para alta velocidade subsônica. Seu movimento era silencioso e suave.

Por volta da metade do mergulho, como Holly apontou nosso nariz nos A-7, cheguei à minha direita e empurrei um interruptor de volta, ativando o modo automático de busca e locagem do radar. Em um segundo eu vi duas pequenas luzes verdes que mostram o radar estava locado, e mais importantemente Holly tinha os parâmetros de lançamento das armas em seu HUD.  (As cenas do emprego de armas no filme "Top Gun" é uma representação razoável do que um piloto de Tomcat vê).

Os pilotos de A-7 tinham mantido uma boa vigilância. Eles também tinham calculado onde esperavam ser interceptados, com base em velocidades e distâncias, e eles sabiam que estaríamos acima deles uma vez que estavam tão baixo. Na luz roxa da noite não tinham dificuldade em ver-nos assim como nós de cima e um pouco atrás deles. Eles adicionaram potência subindo para complicar o nosso ataque, mas não teve um efeito significativo.

Na maioria das missões de treinamento que havia muito pouco o que falar no rádio assim como comunicação intra-cockpit. Mas uma vez que estavam operando de forma independente em nosso setor não houve comunicação de rádio. E desde que eu tinha os detectado tão tarde, que havia dito pouco sobre o ICS. Por isso foi invulgarmente silencioso quando acelerou no mergulho. No meio do caminho, Holly casualmente chamado de lançamento de um míssil simulado sobre a freqüência atribuída para o exercício,
"Fox two no A-7 líder."

Ele, então, fez uma pausa e mudou seu objetivo para a ala, e chamou,
"... E há uma fox two no ala."
Fox two é o nosso termo para o tiro de Sidewinder que é o míssil de busca por calor.

Poderíamos ter ampliado passado por eles e então ir para casa, mas estaríamos perdendo uma oportunidade de treinamento. No momento em que estavam perto de sua altitude que eles curvaram em direções opostas, uma tática defensiva padrão. Tivemos uma vantagem de velocidade do nosso mergulho assim Holly subiu acima deles novamente e decide atacar a aeronave líder, dizendo-me para vigiar o ala. Enquanto subíamos e desacelerávamos, nossas asas automaticamente moveram se para frente. Enquanto nós estávamos indo para cima, Holly rolou nosso jato para o A-7 líder que estava em nosso vetor de sustentação, uma linha imaginária perpendicular à nossa aeronave. Ele então puxou o manche para trazer o nariz para o alvo, enquanto eu me inclinei em minha cadeira e olhei por cima da moldura da capota para manter a visão do outro jato. Uma vez que este não era um engajamento ACM dedicado não usamos o afterburner, por isso não voávamos tão rápido, nem curvamos tão duramente ou puxamos muitos g. Para mim parecia quase que como em câmera lenta.

Nós estávamos invertidos quando Holly trouxe nosso nariz para o A-7 líder.
"Fox two."

Eu disse, "o ala tem cerca de 90 graus para ir" (até que ele seja uma ameaça). Rolamos 90 graus e fizemos uma curva dura à direita, iniciou um mergulho leve para manter a nossa velocidade sem o uso de pós-combustor.

Agora ambos os A-7s estavam do nosso lado direito e abaixo de nossa altitude. Foi só depois do pôr-do-sol e as bandas de nuvens roxas alinhadas no céu que eu assisti a dois cinza A-7s à minha direita quatro horas a baixo. Ambos começaram a puxar seus narizes em preparação para fotografar nós, mas Holly decidiu que tinha tido treinamento suficiente para que ele ascender os pós-queimadores.

O A-7s nos viu com nariz para cima em uma velocidade relativamente lenta de cerca de 250 nós, em seguida, viu duas plumas brilhantes emergirem de nossa cauda e se tornarem cones brilhantes de impulso, estendendo-se 50 pés atrás de nós no profundo crepúsculo. Este engajamento foi um exemplo sobre como nós constantemente ganhamos altitude para o longe da ameaça.

"Ok, Bio, vamos para casa."

Em dois minutos os meus sentimentos foram de frustração - não, de falha quando eu pensei que uma ameaça havia passado por mim - para a satisfação depois que disparamos nos dois e eles foram deixando-os sobre o oceano escuro. Nós fizemos as checagens com os controladores da Constellation, foi à realização, então fez o nosso pouso no porta-aviões a noite.





Artigo original em:
Radar Search - Top Gun Bio 
http://www.topgunbio.com/radarsearch/

Glossario e notas:

AWG-9 – Sistema de Radar dos primeiros caças F-14.
Connie – Apelido carinhoso dado ao USS Constelation por sua tripulação.
DDD - Detail Data Display – Mostrador de dados detalhados.
ICS – Intercon system
RIO - Radar Intercept Officer – Oficial de interceptação radar.
TID – Tactical Information Display – Mostrador de informações táticas.
USS Constelation – Porta-aviões da marinha dos Estatos Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário