domingo, 9 de junho de 2013

Top Gun


Aviação de combate do mundo real
O Conflito do Vietnã trouxe uma desagradável surpresa para a aviação de caça dos Estados Unidos, sua relação vitória X derrota nos combates aéreos despencou para um placar de 3 X 1 naquela guerra, muito distante do visto na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia de  10 X 1.*1
O Relatório Ault
Na US Navy (Marinha dos Estados Unidos) a preocupação teve como resultado um estudo conhecido oficialmente como Air-to-Air Missile System Capability Review - "Revisão da capacidade dos sistemas de mísseis ar-ar", iniciado pelo Almirante Tom Moorer então Chefe de Operações Navais que delegou este trabalho ao Capitão Frank Ault. Ault chefiou uma equipe de cinco especialistas que analisaram o problema num período de 1965 a 1968.
A abordagem do estudo de Ault buscava respostas para as seguintes perguntas:



- A indústria está entregando à marinha produtos de alta qualidade, desenhados e construídos pelas especificações?
- As organizações de apoio à frota estão entregando produtos de qualidade para os CVAs (navios porta-aviões) para os teatros além-mar?
- O pessoal de bordo e organizações de esquadrão (flutuantes e de terra) lançam um sistema de aeronaves e mísseis otimizados e pronto para o combate?
- As tripulações de combate compreendem e exploram totalmente as capacidades dos sistemas das aeronaves e mísseis?  (Corolário da pergunta: Os sistemas de mísseis da aeronave são corretamente projetados e configurados para as missões ar-ar?).
- O programa de manutenção e revisão nos sistemas de mísseis ar-ar (aeronaves / sistemas de controle de fogo / mísseis) devolve um produto de qualidade à frota?
Naturalmente o foco seria voltado aos sistemas de mísseis. Em 1960 a aviação de caça dos estados unidos recebeu da McDonnel Douglas o F-4 Phantom II, um avião de combate desenhado para a estratégia e doutrina vigente em sua época. Naqueles anos os Estados Unidos tinha como principal ameaça o cenário de uma guerra nuclear contra o Pacto de Varsóvia, e o trabalho dos caças era decolar e ganhar altitude o mais rápido possível e interceptar bombardeiros nucleares o mais longe possível de suas bases e então retornar. Alguns declararam o fim dos dogfights, e o F-4 já saia de fabrica sem o tradicional canhão interno orgânico dos caças anteriores.
O F-4, seus sistemas e o treinamento de suas tripulações logo se mostraram inadequados ao teatro do Vietnã a partir de 1964. Ault Comandate do USS Coral Sea já na linha do Almirantado tinha sido piloto de ataque na Segunda Guerra Mundial também analisou minuciosamente os engajamentos do Vietnã.
Capitão Frank W. Ault, 
Considerado por muitos como o pai da US Navy Fighter Weapons School - Top Gun.
Os pilotos de caça dos Estados Unidos vinham para suas corridas de bombardeio e logo se viam obrigados a enfrentar pequenos e manobráveis MiGs, sua arma de defesa era o AIM-9 Sidewinder com um alcance de 13 milhas, e amarrados a regras de engajamento que exigiam identificação visual antes do disparo. A  identidade dos bandidos só era definida quando este já estava muito próximo à distância mínima de lançamento do Sidewinder, então eram pegos sem canhão e praticamente sem nenhuma experiência ou treinamento para dogfight.
Conclusão
Em maio de 1968 Ault já havia identificado 242 áreas problemáticas, que incluíam principalmente manutenção e correção de alguns defeitos nos mísseis Sparrow (AIM-7) e Sidewinder e o mais importante, recomendava a criação de uma escola especializada em combate aéreo uma evolução das extintas Fleet Air Gunnery Units (FAGU) "Unidades de canhoneiros aéreos da frota.
Nasce a escola
Tal escola começou a se materializar como um departamento do Esquadrão VF-121 na Estação Aeronaval de Mirarmar ao norte de San Diego - Califórnia, o comandante do VF-121 Tenente Dan "Yank" Pedersen, então com 33 anos de idade, teve a ordem de fazer acontecer. Sua unidade era o F-4 Phantom Replacement Air Group - "Grupo aéreo de recolocação" dedicada às tripulações de Phantom, cuja função era prover treinamento e reciclagem ao pessoal da linha de frente da frota do Pacífico.
Oito homens (pilotos e RIOs - Radar Intercept Officers - oficial de interceptação radar) além do próprio Pedersen formaram a direção da escola, uniram aeronaves e inteligência, no gênesis de uma instituição de sucesso que funciona até hoje. Com um mandato para a criação da United States Navy Fighter Weapons School - (Algo como Escola de Armas e Caça da Marinha dos Estados Unidos) mas sem muitos recursos financeiros, Pedersen pediu ao RIO J. C. Smith para conseguir um prédio. O VF-121 era o maior esquadrão da marinha e já lhe faltava espaço. Sem salas ou prédios disponíveis, Smith se apropriou de uma casa rebocável (de proprietário desconhecido) em outra parte da base. Numa sexta feira Smith negociou a transferência da casa com um operador de guindaste, que o faria em troca de uma caixa de cerveja e uma garrafa de uísque, já na manhã de segunda feira eles tinham um prédio atrás do grande hangar do VF-121.
"Top Gun" agora tinha sede própria, uma casa rebocável onde aulas e pesquisas eram conduzidas, local que rapidamente foi decorado com faixas vermelhas, pois como disse Smith, "Você não pintaria algo roubado com enfeites vermelhos, certo?" De maneira semelhante a equipe foi se equipando, adquirindo mobília em outras áreas do esquadrão - uma cadeira aqui uma mesa ali. Os instrutores tinham uma grande sala para aulas e outra para escritórios, tudo junto, quadro de giz, tela de cinema, mesas e cadeiras. O único luxo era uma máquina de café.
Top Gun, primeira sede (casa rebocável) e instrutores.
Nas primeiras semanas os instrutores simplesmente digeriram os pontos sutis do Relatório Ault - desde as minúcias da manutenção dos mísseis até os problemas das tripulações nas máquinas em voo.
Coleta de inteligência para tal novo projeto também não era nada fácil, após voar para Washington, a cada fim de semana, Smith e Pedersen encontraram o que procuravam no fundo dos arquivos da CIA: caixas com informações de primeira mão sobre MiGs soviéticos. Em um primeiro momento eles não tinham autorização para tomar notas, e teriam longas seções de entrevista faladas que depois precisavam ser lembradas e anotadas. Instrutores procuraram documentação em outras bases, visitaram outros comandos e tentaram obter relatos sobre batalhas com MiGs direto da fonte, inclusive ajuda de pessoal da Força Aérea de Israel.
O grande filé veio em forma de dois programas secretos de nomes curiosos: HAVE DRILL e HAVE DOUGHNUT, que envolviam análise de MiGs -17 e 21 obtidos pelo governo. Os instrutores foram para uma localização secreta (Área-51) onde estes eram mantidos, e experimentaram em primeira mão os pontos fortes e fracos além do envelope de desempenho das aeronaves.
MiG-17 do Programa secreto Have Drill
Foram feitos também combates simulados entre Phantoms e MiGs, na verdade todos os pilotos subestimaram o MiG-17, o resultado foi chocante, 100% dos pilotos de F-4 foram abatidos nos engajamentos, sem exceções. A extraordinária performance do MiG-17 abaixo 450 nós e abaixo 10.000 pés foi largamente apreciada, pilotos estavam confiantes, o treinamento tinha de ser afinado a partir do entendimento das capacidades privilegiadas de dogfight do inimigo.
Mig-21 do Programa secreto Have Doughnut 
Com mais algum tempo voando nestes testes, os instrutores descobriram que enquanto os velhos jatos russos eram de fato muito mais manobráveis, o F-4 poderia ser levado a voar de maneiras previamente não imaginadas pelos pilotos e seus engenheiros. Eventualmente eles conseguiam definir uma formula que se revelava altamente eficaz contra os MiGs e a rígida estratégia de combate dos norte vietnamita (à maneira de Moscou).
Os instrutores trataram de preparar seu currículo. Cada membro da tripulação foi se especializar em um tópico particular - mísseis Sidewinder ou combate em equipe, por exemplo, a meta de cada instrutor era se tornar a maior autoridade do mundo em sua área de conhecimento. Refinaram suas aulas e as treinaram para que ficassem impecáveis.
Agora Top Gun precisava de alunos, o plano era pegar os melhores pilotos de cada esquadrão, torná-los ainda melhores, e em seu regresso, eles se tornariam oficiais de treinamento em seus esquadrões, disseminando as ultimas táticas e manobras de combate aéreo. Entretanto comandantes ficaram relutantes em enviar qualquer piloto por seis semanas para uma escola que eles nunca tinham ouvido falar. A própria marinha não conhecia Top Gun.
Em 3 de março de 1961 teve inicio a primeira turma. Depois da terceira ou quarta safra de graduados, os pilotos viram os resultados, e a fama começou a surgir, logo todos os pilotos queriam passar a ostentar o patche de Top Gun. As estatísticas da Guerra do Vietnã começaram a melhorar e retornaram ao nível anterior, e os combates logo tiveram fim e os frutos deste investimento não tiveram um grande impacto na Guerra em si, mas as consequência foram enormes na doutrina da aviação de caça dos EUA.
"Bolacha" (Patch) de Fighter Weapons School - Top Gun 
Em 1972 Top Gun ganhou maior autonomia comissionada com um comando inteiramente separado, já contando com melhores instalações, seu próprio Esquadrão Agressor (já experimentados informalmente desde 1967) para treinamento de combate aéreo dissimilar (com A-4 Skyhawk simulando MiG-17 e mais tarde F-5E simulando MiG-21).
Dois plastimodelos um do Mig-17 nas cores da Força Aérea Norte Vietnamita e 
um A-4 Skyhawk de um Esquadrão Agressor, 
este simulava o MiG-17 em combates aéreos dissimilares, 
ostenta em sua pintura a silhueta do MiG.

Em 1975 A empresa Cubic Corporation baseada em San Diego desenvolveu e implementou a "área de manobras de combate aéreo" em Top Gun, um sofisticado sistema de computador que rastreia os combates, eliminando a adivinhação e reivindicações de abate e indicações de ensino tático, performance de armas e segurança (idéia também inicialmente sugerida no Relatório Ault).

Em 1986 A escola passou a ser conhecida popularmente mundo a fora com o filme Top Gun com Tom Cruise. Em 1996 Top Gun foi transferida para a Estação Aeronaval de Fallon - Nevada, para saber como a escola é hoje assista o vídeo no link abaixo:

Top Gun nos dias de hoje.
Legendas em português.

Notas:

*1 - Os valores estatísticos "vitória X derrota" citados aqui foram arredondados.

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