Aviação de combate do mundo real
O Conflito do Vietnã trouxe uma desagradável surpresa
para a aviação de caça dos Estados Unidos, sua relação vitória X derrota nos
combates aéreos despencou para um placar de 3 X 1 naquela guerra, muito
distante do visto na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia de 10 X 1.*1
O Relatório Ault
Na US Navy (Marinha dos Estados Unidos) a preocupação
teve como resultado um estudo conhecido oficialmente como Air-to-Air Missile
System Capability Review - "Revisão da capacidade dos sistemas de mísseis
ar-ar", iniciado pelo Almirante Tom Moorer então
Chefe de Operações Navais que delegou este trabalho ao Capitão Frank Ault. Ault chefiou uma equipe de cinco
especialistas que analisaram o problema num período de 1965 a 1968.
- A indústria está entregando à marinha
produtos de alta qualidade, desenhados e construídos pelas especificações?
- As organizações de apoio à frota estão
entregando produtos de qualidade para os CVAs (navios porta-aviões) para os
teatros além-mar?
- O pessoal de bordo e organizações de
esquadrão (flutuantes e de terra) lançam um sistema de aeronaves e mísseis
otimizados e pronto para o combate?
- As tripulações de combate
compreendem e exploram totalmente as capacidades dos sistemas das aeronaves e
mísseis? (Corolário da pergunta: Os
sistemas de mísseis da aeronave são corretamente projetados e configurados para
as missões ar-ar?).
- O programa de manutenção e
revisão nos sistemas de mísseis ar-ar (aeronaves / sistemas de controle de fogo
/ mísseis) devolve um produto de qualidade à frota?
Naturalmente o foco seria voltado aos sistemas de
mísseis. Em 1960 a
aviação de caça dos estados unidos recebeu da
McDonnel Douglas o F-4 Phantom II, um avião de combate desenhado para a
estratégia e doutrina vigente em sua época. Naqueles anos os Estados Unidos
tinha como principal ameaça o cenário de uma guerra nuclear contra o Pacto de
Varsóvia, e o trabalho dos caças era decolar e ganhar altitude o mais rápido
possível e interceptar bombardeiros nucleares o mais longe possível de suas
bases e então retornar. Alguns declararam o fim dos dogfights, e o F-4 já saia
de fabrica sem o tradicional canhão interno orgânico dos caças anteriores.
O F-4, seus sistemas e o treinamento de
suas tripulações logo se mostraram inadequados ao teatro do Vietnã a partir de
1964. Ault Comandate do USS Coral Sea já na
linha do Almirantado tinha sido piloto de ataque na Segunda Guerra Mundial
também analisou minuciosamente os engajamentos do Vietnã.
Capitão Frank W. Ault,
Considerado por muitos como o pai da US Navy Fighter Weapons School - Top Gun.
Os pilotos de caça dos Estados Unidos
vinham para suas corridas de bombardeio e logo se viam obrigados a enfrentar
pequenos e manobráveis MiGs, sua arma de defesa era o AIM-9 Sidewinder com um
alcance de 13 milhas ,
e amarrados a regras de engajamento que exigiam identificação visual antes do
disparo. A identidade dos bandidos só era definida quando este já estava muito
próximo à distância mínima de lançamento do Sidewinder, então eram pegos sem
canhão e praticamente sem nenhuma experiência ou treinamento para dogfight.
Conclusão
Em maio de 1968 Ault já havia identificado 242 áreas
problemáticas, que incluíam principalmente manutenção e correção de alguns
defeitos nos mísseis Sparrow (AIM-7) e Sidewinder e o mais importante,
recomendava a criação de uma escola especializada em combate aéreo uma evolução das extintas Fleet Air Gunnery Units (FAGU) "Unidades de canhoneiros aéreos da frota.
Nasce a escola
Tal escola começou a se materializar como
um departamento do Esquadrão VF-121 na Estação Aeronaval de Mirarmar ao norte
de San Diego - Califórnia, o comandante do VF-121 Tenente Dan "Yank"
Pedersen,
então com 33 anos de idade, teve a ordem de fazer acontecer. Sua unidade era o
F-4 Phantom Replacement Air Group - "Grupo aéreo de recolocação"
dedicada às tripulações de Phantom, cuja função era prover treinamento e
reciclagem ao pessoal da linha de frente da frota do Pacífico.
Oito homens (pilotos e RIOs - Radar Intercept Officers - oficial de interceptação radar) além do
próprio Pedersen formaram a direção da escola, uniram aeronaves e inteligência,
no gênesis de uma instituição de sucesso que funciona até hoje. Com um mandato
para a criação da United States Navy Fighter Weapons School - (Algo como Escola de Armas e
Caça da Marinha dos Estados Unidos) mas sem muitos recursos financeiros, Pedersen pediu ao RIO J. C. Smith para
conseguir um prédio. O VF-121 era o maior esquadrão da marinha e já lhe faltava
espaço. Sem salas ou prédios disponíveis, Smith se apropriou de uma casa
rebocável (de proprietário desconhecido) em outra parte da base. Numa sexta
feira Smith negociou a transferência da casa
com um operador de guindaste, que o faria em troca de uma caixa de cerveja e
uma garrafa de uísque, já na manhã de segunda feira eles tinham um prédio atrás
do grande hangar do VF-121.
"Top Gun" agora tinha sede
própria, uma casa rebocável onde aulas e pesquisas eram conduzidas, local que
rapidamente foi decorado com faixas vermelhas, pois como disse Smith,
"Você não pintaria algo roubado com enfeites vermelhos, certo?" De
maneira semelhante a equipe foi se equipando, adquirindo mobília em outras
áreas do esquadrão - uma cadeira aqui uma mesa ali. Os instrutores tinham uma
grande sala para aulas e outra para escritórios, tudo junto, quadro de giz,
tela de cinema, mesas e cadeiras. O único luxo era uma máquina de café.
Top Gun, primeira sede (casa rebocável) e instrutores.
Nas primeiras semanas os instrutores
simplesmente digeriram os pontos sutis do Relatório Ault - desde as minúcias
da manutenção dos mísseis até os problemas das tripulações nas máquinas em voo.
Coleta de inteligência para tal novo
projeto também não era nada fácil, após voar para Washington, a cada fim de
semana, Smith e Pedersen encontraram o que procuravam no fundo dos arquivos da
CIA: caixas com informações de primeira mão sobre MiGs soviéticos. Em um
primeiro momento eles não tinham autorização para tomar notas, e teriam longas
seções de entrevista faladas que depois precisavam ser lembradas e anotadas.
Instrutores procuraram documentação em outras bases, visitaram outros comandos
e tentaram obter relatos sobre batalhas com MiGs direto da fonte, inclusive
ajuda de pessoal da Força Aérea de Israel.
O grande filé veio em forma de dois
programas secretos de nomes curiosos: HAVE DRILL e HAVE DOUGHNUT, que envolviam
análise de MiGs -17 e 21 obtidos pelo governo. Os instrutores foram para uma
localização secreta (Área-51) onde estes eram mantidos, e experimentaram em
primeira mão os pontos fortes e fracos além do envelope de desempenho das
aeronaves.
MiG-17 do Programa secreto Have Drill
Foram feitos também combates simulados
entre Phantoms e MiGs, na verdade todos os pilotos subestimaram o MiG-17, o
resultado foi chocante, 100% dos pilotos de F-4 foram abatidos nos
engajamentos, sem exceções. A extraordinária performance do MiG-17 abaixo 450
nós e abaixo 10.000 pés
foi largamente apreciada, pilotos estavam confiantes, o treinamento tinha de
ser afinado a partir do entendimento das capacidades privilegiadas de dogfight
do inimigo.
Mig-21 do Programa secreto Have Doughnut
Com mais algum tempo voando nestes testes,
os instrutores descobriram que enquanto os velhos jatos russos eram de fato
muito mais manobráveis, o F-4 poderia ser levado a voar de maneiras previamente
não imaginadas pelos pilotos e seus engenheiros. Eventualmente eles conseguiam
definir uma formula que se revelava altamente eficaz contra os MiGs e a rígida
estratégia de combate dos norte vietnamita (à maneira de Moscou).
Os instrutores trataram de preparar seu
currículo. Cada membro da tripulação foi se especializar em um tópico
particular - mísseis Sidewinder ou combate em equipe, por exemplo, a meta de
cada instrutor era se tornar a maior autoridade do mundo em sua área de
conhecimento. Refinaram suas aulas e as treinaram para que ficassem impecáveis.
Agora Top Gun precisava de alunos, o plano
era pegar os melhores pilotos de cada esquadrão, torná-los ainda melhores, e em
seu regresso, eles se tornariam oficiais de treinamento em seus esquadrões,
disseminando as ultimas táticas e manobras de combate aéreo. Entretanto
comandantes ficaram relutantes em enviar qualquer piloto por seis semanas para
uma escola que eles nunca tinham ouvido falar. A própria marinha não conhecia
Top Gun.
Em 3 de março de 1961 teve inicio a
primeira turma. Depois da terceira ou quarta safra de graduados, os pilotos
viram os resultados, e a fama começou a surgir, logo todos os pilotos queriam
passar a ostentar o patche de Top Gun. As estatísticas da Guerra do Vietnã começaram
a melhorar e retornaram ao nível anterior, e os combates logo tiveram fim e os
frutos deste investimento não tiveram um grande impacto na Guerra em si, mas as
consequência foram enormes na doutrina da aviação de caça dos EUA.
"Bolacha" (Patch) de Fighter Weapons School - Top Gun
Em 1972 Top Gun ganhou maior autonomia
comissionada com um comando inteiramente separado, já contando com melhores
instalações, seu próprio Esquadrão Agressor (já experimentados informalmente
desde 1967) para treinamento de combate aéreo dissimilar (com A-4 Skyhawk
simulando MiG-17 e mais tarde F-5E simulando MiG-21).
Dois plastimodelos um do Mig-17 nas cores da Força Aérea Norte Vietnamita e
um A-4 Skyhawk de um Esquadrão Agressor,
este simulava o MiG-17 em combates aéreos dissimilares,
ostenta em sua pintura a silhueta do MiG.
Em 1975 A empresa Cubic Corporation baseada em San
Diego desenvolveu e implementou a "área de manobras de combate aéreo"
em Top Gun, um sofisticado sistema de computador que rastreia os combates,
eliminando a adivinhação e reivindicações de abate e indicações de ensino
tático, performance de armas e segurança (idéia também inicialmente sugerida no
Relatório Ault).
Em 1986 A escola passou a ser conhecida
popularmente mundo a fora com o filme Top Gun com Tom Cruise. Em 1996 Top Gun
foi transferida para a Estação Aeronaval de Fallon - Nevada, para saber como a escola é
hoje assista o vídeo no link abaixo:
Top Gun nos dias de hoje.
Legendas em português.
Notas:
*1 - Os valores estatísticos "vitória X derrota" citados aqui foram arredondados.
Notas:
*1 - Os valores estatísticos "vitória X derrota" citados aqui foram arredondados.
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