domingo, 23 de junho de 2013

Os erros mais comuns em manobras de combate aéreo

Aviação de combate do mundo real
Em 17 de junho de 1998 Dan "Crash" Crenshaw entrevistou Pete Bonanni para o site "combatsim.com" (CSIM) de onde eu extrai duas das questões mais interessantes e suas respectivas respostas para este artigo.
Pete Bonanni (PB) piloto da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) foi consultor técnico na criação dos simuladores de voo para computadores domésticos Falcon 3 e 4. Bonanni foi piloto de F-16 na USAF e instrutor da mesma aeronave na Guarda Aérea Nacional, alguns dos pontos fortes de sua carreira foram o curso na Fighter Weapons School em Nellis (a "Top Gun" da USAF) e participação no exercício Red Flag, também é autor do livro "Art of the Kill".
As duas questões abaixo se referem às manobras básicas de combate aéreo (BFM) a curta distância à maneira clássica (limitada a canhões e mísseis de aspecto traseiro):
Pete Bonanni em seu traje de voo, atrás um F-16 da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos.

(CSIM) Quais são os erros de manobra de combate aéreo mais comuns cometidos pelos pilotos de caça iniciantes?
(PB) O erro BFM mais comum cometidos por novos pilotos de caça (Seja no simulador Falcon ou em caças reais) é apontar o nariz diretamente para o alvo antes de estar pronto para atirar. Uma trajetória de perseguição pura (apontando diretamente no alvo) quase sempre gera uma ultrapassagem. É muito difícil para novos pilotos de caça pensar em termos de dirigir a aeronave para outro ponto do céu além de diretamente sobre o bandido.
Todo mundo tem uma tendência natural a colocar o bandido no HUD e na maioria dos casos a menos que você esteja atirando, esta é a maneira errada de pensar. Outro erro comum é tentar curvar o jato em velocidade muito alta ou na outra extremidade do espectro - ficando muito lento. Estes dois erros podem ser agrupados na categoria de mau gerenciamento de energia.





(CSIM) Qual é a manobra de combate aéreo mais difícil de aprender?
(PB) A coisa mais difícil em manobras de combate aéreo é aprender a controlar o teu vetor de sustentação quando você está lento e apertado. Esta situação ocorre quando você está fazendo uma tesoura ou uma "high low stacks". É muito difícil recriar as várias situações nas quais os erros são cometidos, assim a curva de aprendizado para este tipo de combate tende a ser muito plana.

Glossário e notas de tradução:


- bandido: aeronave positivamente identificada como inimiga.
- BFM - Basic Fighter Maneuvers / Manobras básicas de combate (aéreo)
- gerenciamento de energia: um dos pilares do combate aéreo devido à dependência de desempenho de manobra da aeronave em relação à sua velocidade (energia) que varia muito durante manobras de combate, este é um aspecto que exige uma eficiente administração.
- high low stacks: Eu não consegui identificar que manobra é esta.
- HUD - Head-Up Display / Visor de cabeça levantada: Visor transparente posicionado à frente dos olhos do piloto sobre o painel de instrumentos do avião de combate, que exibe informações sobre voo, navegação assim como orientação para pontaria de armas.
- lift vector / vetor de sustentação. (veja a baixo, em português)
- overshoot / ultrapassagem: ultrapassar um caça inimigo não é nada bom! Se você ultrapassa o inimigo, você perde a vantagem posicional ficando a frente do inimigo e suas armas.
- pure pursuit / Perseguição pura: modo de perseguição cuja orientação é feita apontando o nariz da aeronave diretamente para o alvo.
- scissor / tesoura. (veja a baixo, em português)
- Tesoura: manobra de combate que consiste em uma série de curvas alternadas entre direita e esquerda ou rolantes, em consequência de uma disputa por vantagem posicional, cujo objetivo é passar de uma situação neutra ou defensiva para uma posição ofensiva tentando forçar o inimigo a ultrapassar a tua aeronave.
Tesoura plana, o caça defensivo curva em direção ao caça ofensivo tentando apertar a curva e diminuir a velocidade forçando o caça ofensivo a ultrapassá-lo.Geralmente são necessárias várias curvas.

Tesoura rolante, o objetivo é o mesmo da tesoura plana, a diferença está em explorar o plano vertical.
- USAF - United States Air Force / Força Aérea dos Estados Unidos.

- vetor de sustentação: direção e intensidade de uma das três forcas que regem o voo, ele corresponde à sustentação gerada pelas asas quando estas "cortam o ar", a sustentação aponta diretamente para cima da aeronave. Dependendo da situação, as manobras de combate aéreo (ou o curso de perseguição) são orientadas de duas maneiras: ou pelo vetor velocidade (grosseiramente para onde se aponta o nariz da aeronave) ou pelo vetor de sustentação.
O vetor de sustentação aponta diretamente para cima da aeronave.

Entrevista completa:
Entrevista de Pete Bonanni

Um comentário:

  1. A manobra "Tesoura" faz a aeronave perder a sustentação se prolongada e sem ângulocurvilíneo?

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