Os erros mais comuns em manobras de combate aéreo
Aviação de combate do mundo real
Em 17 de junho de 1998 Dan "Crash" Crenshaw
entrevistou Pete Bonanni para o site "combatsim.com" (CSIM) de onde eu
extrai duas das questões mais interessantes e suas respectivas respostas para
este artigo.
Pete Bonanni (PB) piloto da Força Aérea dos Estados
Unidos (USAF) foi consultor técnico na criação dos simuladores de voo para
computadores domésticos Falcon 3 e 4. Bonanni foi piloto de F-16 na USAF e instrutor
da mesma aeronave na Guarda Aérea Nacional, alguns dos pontos fortes de sua
carreira foram o curso na Fighter Weapons School em Nellis (a "Top
Gun" da USAF) e participação no exercício Red Flag, também é autor do livro "Art of the Kill".
As duas questões abaixo se referem às manobras básicas
de combate aéreo (BFM) a curta distância à maneira clássica (limitada a canhões
e mísseis de aspecto traseiro):
Pete Bonanni em seu traje de voo, atrás um F-16 da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos.
(CSIM) Quais são os erros de
manobra de combate aéreo mais comuns cometidos pelos pilotos de caça iniciantes?
(PB) O erro BFM mais comum cometidos por
novos pilotos de caça (Seja no simulador Falcon ou em caças reais) é apontar o
nariz diretamente para o alvo antes de estar pronto para atirar. Uma trajetória
de perseguição
pura (apontando diretamente no alvo) quase sempre gera uma ultrapassagem. É muito difícil para novos
pilotos de caça pensar em termos de dirigir a aeronave para outro ponto do céu
além de diretamente sobre o bandido.
Todo mundo tem uma tendência natural a
colocar o bandido no HUD e na maioria dos casos a menos que você esteja
atirando, esta é a maneira errada de pensar. Outro erro comum é tentar curvar o
jato em velocidade muito alta ou na outra extremidade do espectro - ficando
muito lento. Estes dois erros podem ser agrupados na categoria de mau gerenciamento de energia.
(CSIM) Qual é a manobra de combate aéreo
mais difícil de aprender?
(PB) A coisa mais difícil em manobras de
combate aéreo é aprender a controlar o teu vetor de sustentação quando você está lento e apertado.
Esta situação ocorre quando você está fazendo uma tesoura ou uma "high low stacks". É muito difícil recriar as várias
situações nas quais os erros são cometidos, assim a curva de aprendizado para
este tipo de combate tende a ser muito plana.
Glossário e notas de tradução:
- bandido: aeronave positivamente
identificada como inimiga.
- BFM - Basic Fighter Maneuvers / Manobras
básicas de combate (aéreo)
- gerenciamento de energia: um dos pilares
do combate aéreo devido à dependência de desempenho de manobra da aeronave em relação à
sua velocidade (energia) que varia muito durante manobras de combate, este é um aspecto que exige uma eficiente administração.
- high low stacks: Eu não consegui
identificar que manobra é esta.
- HUD - Head-Up Display / Visor de cabeça
levantada: Visor transparente posicionado à frente dos olhos do piloto sobre o painel de instrumentos do avião de combate, que exibe informações sobre voo, navegação assim como orientação para pontaria de armas.
- lift vector / vetor de sustentação. (veja a baixo, em português)
- overshoot / ultrapassagem: ultrapassar um caça
inimigo não é nada bom! Se você ultrapassa o inimigo, você perde a vantagem
posicional ficando a frente do inimigo e suas armas.
- pure pursuit / Perseguição pura: modo de perseguição
cuja orientação é feita apontando o nariz da aeronave diretamente para o alvo.
- scissor / tesoura. (veja a baixo, em português)
- Tesoura: manobra de combate que consiste em uma série
de curvas alternadas entre direita e esquerda ou rolantes, em consequência de
uma disputa por vantagem posicional, cujo objetivo é passar de uma situação
neutra ou defensiva para uma posição ofensiva tentando forçar o inimigo a
ultrapassar a tua aeronave.
Tesoura plana, o caça defensivo curva em direção ao caça ofensivo tentando apertar a curva e diminuir a velocidade forçando o caça ofensivo a ultrapassá-lo.Geralmente são necessárias várias curvas.
Tesoura rolante, o objetivo é o mesmo da tesoura plana, a diferença está em explorar o plano vertical.
- USAF - United States Air Force / Força Aérea dos
Estados Unidos.
- vetor de sustentação: direção e intensidade de uma
das três forcas que regem o voo, ele corresponde à sustentação gerada pelas
asas quando estas "cortam o ar", a sustentação aponta diretamente
para cima da aeronave. Dependendo da situação, as manobras de combate aéreo (ou o curso de perseguição) são
orientadas de duas maneiras: ou pelo vetor velocidade (grosseiramente para
onde se aponta o nariz da aeronave) ou pelo vetor de sustentação.
Entrevista completa:
Entrevista de Pete Bonanni
O vetor de sustentação aponta diretamente para cima da aeronave.
Entrevista completa:
Entrevista de Pete Bonanni
A manobra "Tesoura" faz a aeronave perder a sustentação se prolongada e sem ângulocurvilíneo?
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