Os erros mais comuns em manobras de combate aéreo
Aviação de combate do mundo real
Em 17 de junho de 1998 Dan "Crash" Crenshaw
entrevistou Pete Bonanni para o site "combatsim.com" (CSIM) de onde eu
extrai duas das questões mais interessantes e suas respectivas respostas para
este artigo.
Pete Bonanni (PB) piloto da Força Aérea dos Estados
Unidos (USAF) foi consultor técnico na criação dos simuladores de voo para
computadores domésticos Falcon 3 e 4. Bonanni foi piloto de F-16 na USAF e instrutor
da mesma aeronave na Guarda Aérea Nacional, alguns dos pontos fortes de sua
carreira foram o curso na Fighter Weapons School em Nellis (a "Top
Gun" da USAF) e participação no exercício Red Flag, também é autor do livro "Art of the Kill".
As duas questões abaixo se referem às manobras básicas
de combate aéreo (BFM) a curta distância à maneira clássica (limitada a canhões
e mísseis de aspecto traseiro):
Pete Bonanni em seu traje de voo, atrás um F-16 da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos.
(CSIM) Quais são os erros de
manobra de combate aéreo mais comuns cometidos pelos pilotos de caça iniciantes?
(PB) O erro BFM mais comum cometidos por
novos pilotos de caça (Seja no simulador Falcon ou em caças reais) é apontar o
nariz diretamente para o alvo antes de estar pronto para atirar. Uma trajetória
de perseguição
pura (apontando diretamente no alvo) quase sempre gera uma ultrapassagem. É muito difícil para novos
pilotos de caça pensar em termos de dirigir a aeronave para outro ponto do céu
além de diretamente sobre o bandido.
Todo mundo tem uma tendência natural a
colocar o bandido no HUD e na maioria dos casos a menos que você esteja
atirando, esta é a maneira errada de pensar. Outro erro comum é tentar curvar o
jato em velocidade muito alta ou na outra extremidade do espectro - ficando
muito lento. Estes dois erros podem ser agrupados na categoria de mau gerenciamento de energia.