domingo, 12 de agosto de 2012


Piloto Automático
Aviação de combate do mundo virtual
Trecho do manual do Falcon Allied Force.
O piloto automático da série de simuladores Falcon opera nos 3 eixos, e se comporta como o piloto automático do F-16 real.
---------------------------------------
Existem duas chaves (ou interruptores de três posições) que controlam a operação do piloto automático (AP - autopilot), são elas a de ROLL (rolamento) e a de PITCH (arfagem).

A chave PITCH engaja o AP.
A chave PITCH deve estar em ALT HOLD (manutenção de altitude) ou na posição ATT HOLD (manutenção de atitude) para o AP ser ativado.
O sistema AP rastreia a tua altitude atual na posição ALT HOLD ou a tua Atitude atual na posição ATT HOLD.
OBS: ALTITIDE ATITIDE.
Para fazer entradas em qualquer momento durante a operação do AP, use o paddle switch ([CTRL+3] Falcon AF).
O piloto automático só pode ser engajado quando nas seguintes condições:
- Porta de reabastecimento fechada
- Trem de pouso recolhido
- Nenhuma falha FLCS
- A atitude da aeronave deve estar +/- 60º de voo
- Altitude menor que 40.000 pés
- Velocidade menor que 0.95 Mach.
Manutenção de atitude (Attitude hold)
O modo de manutenção de atitude está disponível em cada um dos eixos de arfagem ou rolamento quando a chave PITCH de modo de arfagem e rolagem estiver na posição ATT HOLD.
Uma vez que o ATT HOLD esteja engajado, a aeronave será mantida com +/-0,5 graus em arfagem e +/- 1 grau de rolagem.
Para fazer uma correção de rolagem e/ou arfagem, use o Autopilot override.
O autopilot override dissocia todas as entradas do piloto automático enquanto apertado.
Após soltar o autopilot override, o piloto automático mantém os modos de captura das referências ao ser solto e aproará a aeronave através da proa (heading) selecionada no HSI.
Seleção de proa (heading select)
Para usar este modo, a chave ROLL na posição HDG SEL. O sistema do piloto automático usa sinais de erro do HSI para comandar o ângulo de bank necessário (até 30 graus) para capturar a proa selecionada pelo piloto no HSI.
A aeronave irá curvar automaticamente através do menor ângulo para qualquer proa selecionada pelo piloto, e manterá a proa com +/- 1 grau.
Para usar a tua proa atual, ajuste o botão de seleção de proa (heading select knob) no HSI para alinhar o marcador de proa (barra de capitão) para a proa da aeronave. Então engaje o HDG SEL.
Manutenção de atitude
Ao engajar o piloto automático na posição ALT HOLD na chave PITCH, o piloto automático recebe sinais de erro e razão de altitude, tomado como referência com as condições existentes no momento da seleção. O piloto automático controlará dentro +/- 100 pés com ângulo de bank menor que +/- 30 graus.
---------
Se você selecionar o modo de steerpoint automático, teu F-16 voará automaticamente para o steerpoint atualmente selecionado.
======================
======================
Glossário e notas de tradução:
---------------------------
Autopilot Override - Botão que desativa momentaneamente a entrada de dados do piloto automático.
---------------------------
ALT - Abreviação para altitude.
---------------------------
Altitude - Distância vertical de um nível, ponto o objeto tomado como referência.
---------------------------
AP- sigla para Autopilot.
---------------------------
Atitude - Posição da aeronave em relação ao horizonte, inclinações de asa e nariz.
---------------------------
ATT - Abreviação para atitude.
---------------------------
Captain's bar / "Barra do capitão" - o mesmo que heading marker.
---------------------------

FLCS - Flight Control System / Sistema de controle de voo.
---------------------------
Heading - Proa -
---------------------------
Heading Marker - Marcador de Proa.
---------------------------
Heading Selector Knob / Botão de seleção de proa - Botão giratório do HSI.
---------------------------
HOLD - manutenção - ...ou qualquer variação do verbo manter.
---------------------------
HSI - Horizontal Situation Indicator / Indicador de situação horizontal - Mostrador analógico utilizado para a navegação.
---------------------------
Landing gear - Trem de pouso.
---------------------------
PITCH - arfagem - eixo transversal ao redor do qual se eleva ou abaixa o nariz da aeronave.
---------------------------
Refueling door - Porta de reabastecimento
---------------------------
ROLL - rolamento / rolagem - eixo do movimento de rolagem ou inclinação de asa ao redor do eixo longitudinal da aeronave.
---------------------------
Switch - chave - A tradução mais comum para este termo é interruptor, mas preferi utilizar o termo chave para interruptores de três posições.