Aviação de combate do mundo virtual
Neste post apresento a tradução do trecho sobre o HMCS do manual do Falcon 4 BMS 4.32, embora o texto seja um tanto superficial, é de grande ajuda na introdução á utilização desta ferramenta indispensável para o dogfight também informalmente conhecida como "mira montada no capacete" que é associada ao AIM-9X Sidewinder de capacidade de alto ângulo off-boresight.
OBS: Se você utilizar esta tradução por ai, não esqueça de mencionar o nome do titio “RODMAN”.
HMCS - HELMET MOUNTED CUEING SYSTEM
(SISTEMA DE INDICAÇÕES MONTADO NO CAPACENTE)
TO BMS1F-16CJ-AMLU-34-1-1
AVIONICS AND NONNUCLEAR WEAPONS DELIVERY FLIGHT MANUAL
FALCON 4 / BMS SERIES AIRCRAFT
O HMCS (Helmet Mounted Cueing System - Sistema de indicações montado no capacete) é um dispositivo eletro-ótico (E-O) que serve como uma extensão do HUD (visor de cabeça erguida) mostrando armas, sensores e informações de voo ao piloto. Combinado a um míssil de alto ângulo off-boresight, o sistema oferece a capacidade de ver primeiro, atirar primeiro e abater primeiro na arena de combate visual.
O HMCS está apenas disponível em aeronaves na base de dados que tem a opção flag "Has HMS" selecionada. O HMCS é controlado através do reostato (botão giratório de acionamento e controle de intensidade) da simbologia HMCS (OFF/ON e controle de brilho) no cockpit 3D ou teclado:
SimHmsSymWheelUp -1 0 0XFFFFFFFF 0 0 0 1 "HMCS Brightness Up"
SimHmsSymWheelDn -1 0 0XFFFFFFFF 0 0 0 1 "HMCS Brightness Down"
O HMCS é basicamente uma extensão do HUD, e como tal, os temas que são fornecidos pelo HUD estão em um mostrador singular que pode ser visto no mundo de fora do cockpit. O HUD e o HMCS são considerados como SOI (sensor de interesse) (por exemplo, eles compartilham a interruptologia HOTAS). O FOV HMCS (campo visual do HMCS) é definido como um círculo de 20 graus de diâmetro centrado na LOS HMCS (linnha de visada). Onde quer que o piloto olhe dentro do campo do campo de observação (FOR) do HMCS, os símbolos apropriados da aeronave são apuradamente mostrados, baseados na atual LOS HMCS.
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O HMCS executa diferentes funções:
1. Marcas off boresight (ainda não implementado).
2. indicação de alvos A-G (ainda não implementado).
3. Designação de alvos off boresight - dive toss (DTOS) e visual eletro-ótico (VIS EO) (ainda não implementado).
4. Escravização off boresight do FCR (radar de controle de fogo) no modo A-A.
5. Escravização off boresight do míssil AIM-9.
6. Informações de performance e estado da própria aeronave.
Páginas de controle
O HMCS tem duas páginas de controle DED. A primeira é acessada apertando LIST - 0 [ICP]. A segunda pode se acessada apertando SEQ no ICP. A primeira permite ao HUD e cockpit o apaguem o HMCS, o que permite que o HMCS seja desligado quando o piloto olha em direção tanto do HUD quanto para baixo dentro da cabine. O HMCS e o HUD compartilham muitos símbolos, que tendem a entrar em conflito com outros quando se olha através do HUD e um HMCS. O apagamento frontal (feito pelo HUD) é um dispositivo para evitar sobreposição de simbologias que remove todos os símbolos (nos modos A-A ou A-G) quando a LOS HMCS (cruz bore) está dentro do da borda interna do campo visual (FOV) do HUD. A região HUD de apagamento aplica se quando a diferença entre o LOS HMCS e o CTFOV do HUD é menor que +10º em azimute e +10° em elevação.
Apagamento feito pelo HUD
O mecanismo de apagamento HUD é controlado através da página DED do mostrador HMCS colocando se os asteriscos em torno do HUD BLNK e apertando o M-SEL no ICP. Quando selecionado o modo, HUD BLNK fica destacado e se mantêm destacado até ser desselecionado, e os asteriscos automaticamente saltam para apagamento do cockpit (CKPT BLNK). O apagamento HUD é desselecionado posicionando os asteriscos em torno do HUD BLNK destacado e apertando o M-SEL. Envolvendo o HUD BLNK não tem impacto na habilidade de escravizar mísseis no HMCS LOS.
Apagamento feito pelo Cockpit
O apagamento do cockpit (CKPT BLNK) é um dispositivo de dessaturação de mostradores que remove todos os símbolos HMCS exceto o diamante de míssil, o diamante de steerpoint, cruz de pontaria, símbolo de bore ACM, e caixa de designação do alvo do mostrador quando a LOS HMCS estiver abaixo das molduras da capota do cockpit. A cruz de pontaria do HMCS, linha localizadora de alvo, e caixa de alvo continuará sendo mostradas no HMCS quando o apagamento do cockpit estiver habilitado e a LOS HMCS estiver na região de apagamento do cockpit. O apagamento do cockpit reduz a saturação dos olhos quando executando tarefas que exigem o abaixamento da cabeça (para dentro do cockpit). O apagamento do cockpit é controlado de uma maneira similar ao apagamento HUD.
Dessaturação
O HMCS tem 3 níveis de dessaturação disponíveis. Para alternar através destes níveis, posicione os asteriscos ao redor de DCLUTTER e aperte qualquer tecla de 1 a 9.
LVL1 (nível 1) é o nível mais baixo de estado de dessaturação e não irá dessaturar nada.
LVL2 dessatura as seguintes informalções: altitude, distância para o steerpoint, e a escala de direção do capacete.
LVL2 dessatura as seguintes informações:
altitude, distância para o steerpoint, escala de direção do capacete, velocidade, aceleração normal, e janela de estado ARM.
Apagamento manual do HMCS
O DMS (display management switch - interruptor de gerenciamento de mostrador - HOTAS) habilita e desabilita o mostrador HMCS. Pressionando o DMS para trás e mantê-lo apertado por mais de 0,5 segundo [atalho: CTRL + ALT + seta para baixo] alterna o HMCS entre mostrar a e não mostrar a simbologia. Este dispositivo é independente do estado blanking do HUD ou CKPT. Você pode apagar o HMCS a qualquer momento pelo sistema HOTAS através do botão DMS para trás por mais de 0,5 segundos. Quando a simbologia for apagada, o sistema de aviônicos volta como se o capacete não estivesse com o sistema de aviônicos e retorna a linha base de operações ACM na operação BORE.
Cruz de pontaria dinâmica HMCS
A cruz de pontaria dinâmica é desenhada para permitir ao piloto escravizar mais facilmente a arma ao LOS HMCS durantes manobras de alto G.
A cruz move se linearmente em elevação apenas a partir do centro do FOV HMCS mais 168-mR na elevação da cabeça mudando de +30 para +80 graus.
Operações Ar-Ar
A mecanização HMCS A-A fornece a capacidade de escravizar o míssil A-A AIM-9 á cruz de pontaria LOS do HMCS quando o míssil estiver no modo LOS BORE. Além disso, quando o FCR (radar de controle de fogo) é colocado no ACM BORE, o FCR comandado pela LOS HMCS quando as seguintes condições forem fundidas:
1) Modo BORE ACM está selecionado.
2) O FCR é o SOI (sensor de interesse).
O HMCS preenche sua janela com dados e posição de símbolos baseadas nas mesmas condições e necessidades de exibição de dados e símbolos no HUD.
Operação BORE do Míssil AIM-9
Quando um míssil AIM-9 é selecionado com o HMCS e a LOS do míssil é BORE (apertando o cursor-z [comando HOTAS] - [atalho: SHIFT + N]), o sistema de aviônicos escraviza a LOS do míssil á LOS cruz de pontaria do HMCS (Figura 46). Note que quando o míssil AIM-9 está destravado, o diamante de míssil alargado é mostrado no HMCS. Se o HMCS não estiver ligado, o diamante de míssil é mostrado apenas no HUD.
Quando SLAVE é selecionado com um TOI (alvo de interesse), o sistema de aviônicos escraviza o míssil à LOS FCR e o diamante de míssil é mostrado no LOS FCR do HMCS. Com SLAVE selecionado e nenhum TOI, o buscador do míssil aponta três graus abaixo da cruz bore do HUD.
Nota
O diamante do míssil será mostrado no centro do HMCS 28º acima do boresight. Fora de 28 graus, o diamante do míssil se moverá para fora do centro do mostrador até que alcance a borda do mostrador HMCS. Ultrapassando este ponto, um X é mostrado sobre o diamante do míssil.
Escravizando o BORE ACM FCR sem um TOI (FCR não locado)
Quando o BORE ACM está selecionado e o TMS [HOTAS] é mantido para frente [atalho: CTRL + seta para cima] , o radar é escravizado á LOS da cruz de pontaria do HMCS em um estado não radiante. A elipse BORE ACM FCR é mostrada no HMCS centrada na LOS FCR. O radar é comandado para radiar [emitir] quando o TMS é mantido apertado para frente. O radar tenta adquirir automaticamente um alvo na elipse BORE ACM quando o TMS é apertado para frente. Note que se o LOS HMCS é movido para trás do limite gimbals do FCR, o sistema de aviônicos continua tentando escravizar o LOS FCR para o LOS HMCS mesmo que os limites gimbal do FCR tenham sido alcançados. Neste caso, a elipse BORE ACM FCR continua mostrada sobre a cruz de pontaria HMCS, mesmo que o FCR esteja em seus limites e não possa alcançar a LOS HMCS atual.
Escravizando BORE ACM FCR com um TOI (FCR locado)
Se houver um TOI válido em na entrada ACM, o sistema de aviônicos controla os submodos ACM como linha base.
Alternar BORE/SLAVE
Mudando a opção BORE/SLAVE na página base SMS para um ou outro, AIM-9 ou AIM-120 mudará simultaneamente o estado BORE/SLAVE para ambos os tipos de mísseis (dependendo do modo mestre). O cursor cursor-z [HOTAS "shift + N"] pode também ser usado para mudar o estado oposto tão logo o interruptor seja mantido apertado. Soltar o cursor-z [HOTAS "shift + N"], o retorna ao estado original (função "homem morto"). O HMCS indicará SRM-S ou MRM-S para SLAVE, e SRM-V ou MRM-V para Visual BORE.
Notas e traduções:
A - A - Modo de operação "ar-ar", para uso do radar ou disparo de arma contra alvos no ar (em voo).
A - G - Modo de operação "ar-solo", para uso do radar ou disparo de armas contra alvos no solo (ou na superfície - incluindo o mar).
Aiming cross / Cruz de pontaria - Símbolo que indica a direção da linha de visada do HMCS.
ARM - Estado do interruptor mestre "armado" (uma espécie de trava de segurança), nele as armas estão destravadas e podem ser disparadas.
ACM - Air combat mode - Modo de combate aéreo - Modo de operação Radar/HUD dedicado ao uso em combate aéreo.
ACM bore symbol - Símbolo que indica a direção do eixo boresight [não confirmado].
Blanking - Apagamento - Recurso que apaga a simbologia do HMCS quando a linha de visada do mesmo está voltada em direção ao HUD ou para dentro do cockpit (cabine).
Bore - Um dos modos de uso da combinação HUD/Radar, na qual o radar faz busca de alvos dentro da área do campo visual do HUD (em torno do eixo boresight), e o radar efetua a "locagem" (acoplamento) automaticamente no primeiro alvo que ele encontrar nesta região de busca.
Borecross - Cruz bore - Símbolo em forma de cruz que indica a linha de visada do HMCS.
Boresight - Este termo se refere ao estreito campo visual de um sistema de observação (e pontaria) quando restrito ao eixo longitudinal da aeronave ou míssil, este termo provavelmente tem sua origem na época em que a única artilharia de um avião de caça era as armas de cano (metralhadoras e canhões) e seu campo visual de pontaria era bem limitado, pois o eixo de tiro de tais armas geralmente é paralelo ao eixo longitudinal da aeronave. A pontaria dos mísseis hoje em dia pode ser acoplada ao radar em ângulos fora deste eixo (+/- 60° fora do eixo boresight) ou em ângulos ainda maiores pelo uso do HMCS (+/- 90° fora do eixo boresight).
Cursor z /Cursor enable - Botão do sistema HOTAS.
Decluter - Dessaturação - Recurso que reduz o número de símbolos e informações no mostrador.
DED - Data Entry Display - mostrador de entrada de dados - Pequeno mostrador de texto utilizado para leitura e entrada de dados nos sistemas da aeronave (F-16).
DMS - Display Management Switch / Interruptor (ou botão) de gerenciamento de mostrador - Um dos botões do sistema HOTAS.
E-O - Electro-Optical / eletro-ótico.
FCR - Fire Control Radar - Radar de controle de fogo.
FOR - Fild-of-regard / Campo de observação - Região que pode ser observada por um sistema de observação ou rastreamento, ou seja, a região para onde o FOV pode ser direcionado.
FOV - Fild-of-view / Campo visual - Região que pode ser vista por um sistema de observação ou rastreamento em um determinado instante.
Gimbals - A tradução direta para este termo é algo como "articulação cardã", é a estrutura que permite á antena do radar ou a cabeça rastreadora do míssil apontar em várias direções fora do eixo longitudinal, mas que obviamente tem limites.
Head-down - ação de abaixar a cabeça para efetuar a leitura de algum instrumento do painel, mapas e etc, dentro da cabine.
HMCS - Helmet Mounted Cueing System / Sistema de indicações montado no capacete - É um sistema inclui mostradores transparentes instalados no capacete do piloto posicionados diretamente a frente de seus olhos, tais mostradores apresentam informações da aeronave, navegação, o sistema também rastreia o movimento da cabeça do piloto podendo escravizar o radar ou a cabeça de busca de mísseis (ou ambos) permitindo fazer pontaria.
HOTAS - Hands On Throttle-And-Stick / Mãos na manete (acelerador) e no manche - Conceito no qual um sistema composto de vários botões permite ao piloto manipular e vários sistemas sem tirar as mãos dos principais controles de voo da aeronave, nos quais tais botões estão instalados.
HUD - Head up display - Visor de cabeça erguida - O HUD é um mostrador transparente localizado sobre o painel de instrumentos da aeronave (e ao nível dos olhos do piloto) e exibe várias informações pertinentes ao voo e navegação, o HUD também é alinhado com o eixo boresight da aeronave o que permite também que se faça a pontaria das armas. O significado da sigla vem da época em que tal sistema entrou em serviço, até então o piloto precisava desviar seu olhar para baixo para fazer a leitura dos instrumentos do painel para obter informações sobre voo e navegação.
ICP - Integrated Control Panel / Painel de controle integrado. Painel de "teclas" para a entrada de dados nos sistemas da aeronave (F-16).
LOS - Line of sight / Linha de visada. A LOS é a linha reta entre você ou o teu sistema (radar, cabeça de orientação do míssil) e o objeto sendo visado.
Missile diamond - Diamante do míssil. Símbolo que indica a ativação do míssil e sua LOS.
Missile seeker - Buscador do míssil (ou cabeça de busca / orientação do míssil)
MRM - Medium Range Missile - Míssil de médio alcance.
M-SEL - Mode Select / Seletor de modo - Interruptor do ICP.
No radiate / Não radiante. Situação na qual o radar não emite radiação.
Off-boresight - Fora do "eixo boresight" (ou eixo longitudinal da aeronave/míssil), capacidade de disparar armas (mísseis) contra alvos em grandes ângulos em relação a extensão frontal do eixo longitudinal (direção do nariz) da aeronave, ou do míssil quando este está no trilho de lançamento e seu eixo longitudinal está paralelo com o de sua nave mãe.
SEQ - Sequence / Sequência - Uma das funções de um dos interruptores do ICP.
Slaved - Escravizado - Quando um sensor está submetido aos movimentos de outro, por exemplo, o "míssil escravizado ao radar", a cabeça de busca do míssil aponta na mesma direção que o radar (a antena do radar).
SOI - System of interest / Sistema de interesse. Como existem vários mostradores e sistemas na aeronave que compartilha os mesmos controles e interruptores do sistema HOTAS, para que não aja conflito de comandos e operações, tais controles ficam associados a um sensor de cada vez conhecido como SOI.
SRM - Short Range Missile / Míssil de curto alcance.
TD box - Targer Designation Box / Caixa designadora de alvo. Símbolo que acompanha um alvo rastreado pelo radar no HUD ou no HMCS.
TMS - Target Management Switch / Interruptor (botão) de gerenciamento de alvo. Um dos botões do sistema HOTAS.
TOI - Target of interest - Alvo de interesse.
Uncage - destravado - A cabeça de orientação do Sidewinder precisa ser destravada (liberada) para fazer o acoplamento de um alvo.
Notas e traduções:
A - A - Modo de operação "ar-ar", para uso do radar ou disparo de arma contra alvos no ar (em voo).
A - G - Modo de operação "ar-solo", para uso do radar ou disparo de armas contra alvos no solo (ou na superfície - incluindo o mar).
Aiming cross / Cruz de pontaria - Símbolo que indica a direção da linha de visada do HMCS.
ARM - Estado do interruptor mestre "armado" (uma espécie de trava de segurança), nele as armas estão destravadas e podem ser disparadas.
ACM - Air combat mode - Modo de combate aéreo - Modo de operação Radar/HUD dedicado ao uso em combate aéreo.
ACM bore symbol - Símbolo que indica a direção do eixo boresight [não confirmado].
Blanking - Apagamento - Recurso que apaga a simbologia do HMCS quando a linha de visada do mesmo está voltada em direção ao HUD ou para dentro do cockpit (cabine).
Bore - Um dos modos de uso da combinação HUD/Radar, na qual o radar faz busca de alvos dentro da área do campo visual do HUD (em torno do eixo boresight), e o radar efetua a "locagem" (acoplamento) automaticamente no primeiro alvo que ele encontrar nesta região de busca.
Borecross - Cruz bore - Símbolo em forma de cruz que indica a linha de visada do HMCS.
Boresight - Este termo se refere ao estreito campo visual de um sistema de observação (e pontaria) quando restrito ao eixo longitudinal da aeronave ou míssil, este termo provavelmente tem sua origem na época em que a única artilharia de um avião de caça era as armas de cano (metralhadoras e canhões) e seu campo visual de pontaria era bem limitado, pois o eixo de tiro de tais armas geralmente é paralelo ao eixo longitudinal da aeronave. A pontaria dos mísseis hoje em dia pode ser acoplada ao radar em ângulos fora deste eixo (+/- 60° fora do eixo boresight) ou em ângulos ainda maiores pelo uso do HMCS (+/- 90° fora do eixo boresight).
Cursor z /Cursor enable - Botão do sistema HOTAS.
Decluter - Dessaturação - Recurso que reduz o número de símbolos e informações no mostrador.
DED - Data Entry Display - mostrador de entrada de dados - Pequeno mostrador de texto utilizado para leitura e entrada de dados nos sistemas da aeronave (F-16).
DMS - Display Management Switch / Interruptor (ou botão) de gerenciamento de mostrador - Um dos botões do sistema HOTAS.
E-O - Electro-Optical / eletro-ótico.
FCR - Fire Control Radar - Radar de controle de fogo.
FOR - Fild-of-regard / Campo de observação - Região que pode ser observada por um sistema de observação ou rastreamento, ou seja, a região para onde o FOV pode ser direcionado.
FOV - Fild-of-view / Campo visual - Região que pode ser vista por um sistema de observação ou rastreamento em um determinado instante.
Gimbals - A tradução direta para este termo é algo como "articulação cardã", é a estrutura que permite á antena do radar ou a cabeça rastreadora do míssil apontar em várias direções fora do eixo longitudinal, mas que obviamente tem limites.
Head-down - ação de abaixar a cabeça para efetuar a leitura de algum instrumento do painel, mapas e etc, dentro da cabine.
HMCS - Helmet Mounted Cueing System / Sistema de indicações montado no capacete - É um sistema inclui mostradores transparentes instalados no capacete do piloto posicionados diretamente a frente de seus olhos, tais mostradores apresentam informações da aeronave, navegação, o sistema também rastreia o movimento da cabeça do piloto podendo escravizar o radar ou a cabeça de busca de mísseis (ou ambos) permitindo fazer pontaria.
HOTAS - Hands On Throttle-And-Stick / Mãos na manete (acelerador) e no manche - Conceito no qual um sistema composto de vários botões permite ao piloto manipular e vários sistemas sem tirar as mãos dos principais controles de voo da aeronave, nos quais tais botões estão instalados.
HUD - Head up display - Visor de cabeça erguida - O HUD é um mostrador transparente localizado sobre o painel de instrumentos da aeronave (e ao nível dos olhos do piloto) e exibe várias informações pertinentes ao voo e navegação, o HUD também é alinhado com o eixo boresight da aeronave o que permite também que se faça a pontaria das armas. O significado da sigla vem da época em que tal sistema entrou em serviço, até então o piloto precisava desviar seu olhar para baixo para fazer a leitura dos instrumentos do painel para obter informações sobre voo e navegação.
ICP - Integrated Control Panel / Painel de controle integrado. Painel de "teclas" para a entrada de dados nos sistemas da aeronave (F-16).
LOS - Line of sight / Linha de visada. A LOS é a linha reta entre você ou o teu sistema (radar, cabeça de orientação do míssil) e o objeto sendo visado.
Missile diamond - Diamante do míssil. Símbolo que indica a ativação do míssil e sua LOS.
Missile seeker - Buscador do míssil (ou cabeça de busca / orientação do míssil)
MRM - Medium Range Missile - Míssil de médio alcance.
M-SEL - Mode Select / Seletor de modo - Interruptor do ICP.
No radiate / Não radiante. Situação na qual o radar não emite radiação.
Off-boresight - Fora do "eixo boresight" (ou eixo longitudinal da aeronave/míssil), capacidade de disparar armas (mísseis) contra alvos em grandes ângulos em relação a extensão frontal do eixo longitudinal (direção do nariz) da aeronave, ou do míssil quando este está no trilho de lançamento e seu eixo longitudinal está paralelo com o de sua nave mãe.
SEQ - Sequence / Sequência - Uma das funções de um dos interruptores do ICP.
Slaved - Escravizado - Quando um sensor está submetido aos movimentos de outro, por exemplo, o "míssil escravizado ao radar", a cabeça de busca do míssil aponta na mesma direção que o radar (a antena do radar).
SOI - System of interest / Sistema de interesse. Como existem vários mostradores e sistemas na aeronave que compartilha os mesmos controles e interruptores do sistema HOTAS, para que não aja conflito de comandos e operações, tais controles ficam associados a um sensor de cada vez conhecido como SOI.
SRM - Short Range Missile / Míssil de curto alcance.
TD box - Targer Designation Box / Caixa designadora de alvo. Símbolo que acompanha um alvo rastreado pelo radar no HUD ou no HMCS.
TMS - Target Management Switch / Interruptor (botão) de gerenciamento de alvo. Um dos botões do sistema HOTAS.
TOI - Target of interest - Alvo de interesse.
Uncage - destravado - A cabeça de orientação do Sidewinder precisa ser destravada (liberada) para fazer o acoplamento de um alvo.
Rodney “RODMAN” Adorno. 29/02/2011