Este texto é uma tradução de um trecho do manual do Falcon BMS 4,32 para operação do casulo de pontaria SNIPER para tarefas AR-SOLO contra alvos fixos.
OBS: Se você utilizar esta tradução por ai, não esqueça de mencionar o nome do titio “RODMAN”.
Casulo de Pontaria Avançado Sniper
(ATP- Advanced Targeting Pod)
Falcon BMS 4.32
Falcon BMS 4.32
Base
O TGP (Targeting
pod - casulo de pontaria) tem recebido um bom número de melhoramentos. O casulo pode
rastrear alvos ar-ar (A-A) e ar-superfície (AG). Os controles de interface com
você piloto tem sido reescritos para tornar o controle do TGP mais suave e
intuitivo. O TGP não deve mais saltar aleatoriamente entre os alvos como nas
versões anteriores e ao rastrear um alvo atrás de você, não "inverte"
os controles (isto é, para virar o TGP á esquerda, você tem que mover teu
cursor para a direita). As técnicas de rastreio incluem: Point Track (Rastreio de ponto) (baseado em uma fronteira de alto
contraste - por exemplo, um veículo como um tanque). Area Track (Rastreio de área) que é um modo de rastreio para alvos
de grande área como prédios), e Computed
Rates Track (Rastreio de razão computada) baseada na ultima razão de
mudança angular conhecida do alvo. O TGP pode operar em todos os modos mestres.
(NAV, A-A, A-G, DGFT & MSL
OVRD).
O TGP tem dois
campos visuais (FOV- Fild of view / Campo visual) óticos, wide (largo +/- 4 graus), narrow (estreito +/- 1 grau)
e uma expansão eletrônica (EXP) FOV (0,334 x 0.334) quando selecionada. O TGP
tem um telêmetro laser que pode disparado no alvo para uma medição de distância
muito precisa
O controle do TGP é
disponível em ambos, com o sistema HOTAS ou sem ele. Para operar com controles
HOTAS o TGP deve ser o sensor de interesse (SOI). O SOI é movido para o TGP via
DMS [HOTAS] para baixo (ou para trás). Os controles extra-HOTAS são feitos
através da página base TGP no MFD, a página de menu do modo A-A e a página de
menu do modo A-G. Selecionando a sigla TGP na página de menu no formato mestre
acessará a página base TGP. A página TGP OFF é mostrada se não houver energia
aplicada ao casulo de pontaria. A energia é aplicada ao casulo de pontaria
colocando o interruptor HDPT (hard point) direito no painel de energia do
sensor na posição HDPT RIGHT. Quando power é primeiramente aplicado, o TGP é
colocado em modo STBY
(Standby - espera) enquanto o sistema resfria e "NOT TIMED OUT" é
mostrado na parte central superior da página base do TGP. Após o sistema FLIR
(Forward Looking Infrared - Infravermelho voltado para frente) ser resfriado, a
mensagem "NOT TIMED OUT" é removida do mostrador e o casulo faz a
transição para o sub-modo de comando (A-G, A-A ou STBY). O sensor do casulo
FLIR normalmente leva de 8 a
10 minutos para resfriar.
Note também que o
casulo de pontaria pode ser carregado na aeronave através da página UI de
munições mesmo se as LGB não forem carregadas como parte do loadout.
Página
base TGP
Modos de operação
1) TGP Operation
Mode (modo de operação) (OSB #1):
Mostra o modo de
operação atual e o OSB acessa a página de menu do modo.
A seleção do modo
de operação é dependente do modo mestre:
Para o modo mestre
A-A, o TGP pode estar em A-A ou STBY;
Para o modo mestre
A-G, o TGP pode estar em A-G ou STBY; e,
Para o modo mestre
NAV, o TGP pode estar em A-A, A-G ou STBY.
2) Seleção do FOV
(campo visual) (OSB #3): Mostra o atual FOV e o OSB alterna entre WIDE (largo) e
NARO (estreito). Com WIDE selecionado, o indicador narrow FOV é mostrado. O FOV
pode também ser modificado através do HOTAS tornando o TGP o SOI apertando e
soltando o “botão rosa” (pinky switch - HOTAS) para alternar as opções.
3) Standby (espera) Override (OVRD) selecionando o (OSB # 4): comanda o
TGP para o modo de espera (STBY) e "OVRD" se destaca. Com o OVRD
destacado, "STBY" é mostrado no OSB #1 para todos os modos mestres.
4) Altitude radar: A altitude radar é mostrada como etiqueta acima do
OSB #6.
5) seleção de polaridade do mostrador (OSB #6): Alterna entre
Branco-quente (WHOT) e Negro-quente (BHOT) ou WHOT, BHOT, e TV dependendo de
qual TGP está carregado (a combinação de dispositivos do Litening II &
Sniper / Pantera são modelados). Com BHOT selecionado, objetos quentes
aparecem como negro no mostrador; com WHOT selecionado, objetos quentes
aparecem em branco.
6) Visualização Snowplow (SP) (OSB #8): quando selecionado, o TGP escraviza
para 1/2 seleção do alcance FCR até que o steerpoint seja estabilizado no solo
via TMS [HOTAS] para frente. "SP" é destacado quando selecionado. Isto não
funciona corretamente no atual Falcon 4 e não deve ser usado.
7) Tempo para steerpoint/soltura/impacto: Tempo para steerpoint, soltura
ou impacto é mostrado no canto inferior direito da página TGP dependendo do
modo mestre e se uma arma foi solta. No modo mestre NAV, este mostrador indica
o tempo para o steerpoint. No modo mestre A-G, Este mostrador indica tempo para
a soltura da arma, ou então mostra o tempo estimado para o impacto.
8) Distância SPI distância SPI (System Point of Interest - Ponto de
interesse do sistema) é mostrada na porção inferior do formato TGP. Se a
distância é determinada pelo laser TGP, um L precede a distância. Se o TGP
determina a distância, um T precede a distância. Se qualquer outro sensor
fornece a distância, apenas a distância é mostrada.
9) Indicador de consciência situacional (SAI – Situation Awareness
Indicator): Um pequeno quadrado aparece no formato TGP indicando a LOS TGP em
azimute e elevação. O quadrado é posicionado ao redor do centro do mostrador no
azimute relativo ao nariz da aeronave, e sua posição do centro do mostrador
indica a elevação na qual o centro representa -90 graus de elevação e a borda 0
graus. Alguns exemplos podem ajudar a esclarecer este esquema: A posição de 12
horas no topo do mostrador indica 0 grau em relação a azimute e 0 grau de
elevação; a posição de 3 horas na borda direita do mostrador indica 90 graus de
azimute e 0 grau de elevação. A posição média entre a borda e o centro do
mostrador indica -45 graus de elevação; e o centro do mostrador indica -90
graus de elevação. A posição de 6 horas na metade entre o centro e a base do
mostrador indica 180 graus de azimute e -45 graus de elevação.
A Figura 4-3 mostra a posição LOS TGP em relação á aeronave.
10) O apontador norte foi adicionado à página base do TGP. A etiqueta no
OSB #19 (N/M) é usada para alternar entre ligado/desligado. Ele consiste de uma
letra N com uma flecha, mostrada no topo no canto direito da página base do
TGP. A flecha aponta para o norte magnético em relação á LOS TGP (cruz de
cabelo). Adiciona informação lat/long SPI (ponto de interesse do sistema) no
canto superior esquerdo da página base TGP. A elevação ainda não esta incluída.
Ele é ligado no apontador norte (etiqueta "N/M" OSB 19).
Controles HOTAS adicionais
Usando o TMS [HOTAS] para a esquerda 2X em menos que 0,5 de segundos
alternará o sensor atual. Se alternando para TV, então o FOV IR e polaridade
são armazenados e serão colocados de volta para uso quando o interruptor voltar
para o sensor IR. O modo IR tem 2 FOV Wide (largo) / Narrow (estreito) enquanto
o modo TV tem apenas 1 FOV e ele pode ser mudado (tentar mudar o FOV no modo TV
não faz nada). Se no modo sensor TV o OSB #3 terá "TV" etiquetando-o.
O TMS [HOTAS] para a esquerda sob o modo IR mudará a polaridade entre
WHOT/BHOT, sob o modo TV o TMS [HOTAS] para a esquerda não mudará nada. Adicionar uma
variável FOV TV que é usada para o modo sensor TV e pode ser lido como o outro
FOV TGP do TGPDATA.dat.
Mudanças nos valores FOV:
FOV IR largo (wide) FOV = 3.6 (muda de 4.0);
FOV IR estreito (narrow) FOV = 1.0;
FOV TV = 0.5
Mecanização também inclui uma capacidade de zoom manual que pode ser usada
apesar da seleção do atual sensor/FOV. Zoom manual é operado pelo controle RGN
MAN [HOTAS] na manete - isto funciona como botão giratório ou botão de apertar
para este controle. O zoom oferece entre 1.0 e 4.0 vezes de magnitude da imagem
apresentada no MFD na escolha do sensor e FOV atuais.
Página de menu do modo TGP
A página de menu do modo TGP (Figura 4-5) fornece alternância entre os
modos TGP. Apertando o OSB #1 na página base TGP acessa a página de menu do
modo TGP. A página de menu do modo TGP apenas mostra os modos disponíveis para
o modo mestre selecionado. No modo mestre NAV, o TGP pode ser comandado para
A-A, AG ou STBY.
Rastreio TGP
O TGP inclui processamento que executa um rastreio automático.
O rastreador opera em três modos:
- POINT,
- AREA e
- RATES computada.
A informação do modo de rastreio é inserida no vídeo do TGP. Durante
qualquer modo de rastreio, o cursor é usado para reposicionar a LOS (Line of
Sight - Linha de visada). Quando o cursor interrompe as entradas, o TGP retorna
ao modo que estava antes do uso do cursor. Isto permite um ajuste fino no ponto
de rastreio.
Modo de Rastreio
POINT
O modo de rastreio POINT TGP é capaz de rastrear alvos singulares. A
pontaria exige alvos com bordas bem definidas - como veículos. Quando o
rastreio POINT é estabelecido, uma caixa cresce no centro da "cruz de cabelo" até que as bordas do alvo estejam
encerradas na caixa. "POINT" é mostrado abaixo da cruz de cabelos, indicando
que o rastreio foi estabelecido. Designando com o TMS [HOTAS] para frente e
mantido, quando o TGP é o SOI, ele comanda o rastreio AREA para estabilizar a
LOS. Soltando o TMS [HOTAS] para frente comanda o rastreio POINT. TMS [HOTAS] para
trás comanda o TGP a interromper o rastreio e retornar ao modo SLAVE permitindo
que ele seja escravizado de volta á LOS radar. Se o alvo não pode ser rastreado
no POINT porque o alvo não tem bordas suficientemente detalhadas, o TGP
automaticamente passa para o rastreio AREA como padrão. Uma vez que o TGP tenha
mudado para o rastreio AREA, ele não retornará para o modo POINT amenos que um
novo comando de rastreio POINT seja iniciado. É importante salientar que você
pode lançar munições em um alvo se você estiver em um rastreio AREA ou POINT. O
TGP rastreia continuamente tal como atualizado a caixa de rastreio, quando a
aeronave esta manobrando, a caixa de rastreio muda para o novo aspecto de visão
do alvo. NOTA: Prédios não podem ser rastreados no modo POINT nesta versão -
apenas objetos como veículos e aeronaves.
Modo de Rastreio
AREA
O modo de rastreio AREA TGP rastreia alvos que não são rastreáveis no
modo POINT - como grandes prédios e estruturas. Grandes alvos, cenas que não
contem alvos com bordas bem definidas são exemplos de situações onde o rastreio
POINT não deve ser mantidos em um rastreio estável.
O rastreio AREA pode também ser usado para alvos que são rastreados pelo
POINT, mas onde o rastreio AREA é desejado (por exemplo, posicionar o centro da
LOS em um ponto particular).
Quando no modo de rastreio AREA, "AREA" é mostrado no formato
TGP abaixo da cruz de cabelo.
O rastreio AREA pode ser acessado em duas maneiras:
1) TMS para frente e mantido ou,
2) TMS para direita.
O rastreio AREA é comandado enquanto o TMS [HOTAS] for mantido para
frente. Quando o TMS para frente é solto, o rastreio POINT é comandado. O
benefício do comando de rastreio AREA é que ele estabiliza na cena de forrna
fácil como a estabilização no rastreio POINT. O segundo método de comando de
rastreio AREA permite que o rastreio AREA seja comandado sem que o TMS [HOTAS] seja
mantido.
Modo de rastreio RATES computado
O modo RATES computado entra automaticamente quando o rastreio POINT e
AREA perdem o rastreio do alvo. Isto acontece muitas vezes quando a estrutura
da aeronave ou cargas externas mascaram o alvo. O modo de rastreio RATES
computado permite que a LOS se mantenha estabilizada no solo e o ultimo ponto
seja rastreado. O TGP consegue isso pelo uso das informações de altitude e
informações do ultimo ponto de rastreio. Quando a condição de mascaramento é
limpa, a LOS TGP estará próxima do ultimo alvo rastreado. O piloto deve
readquirir o alvo manualmente.
"RATES" é mostrado abaixo da cruz
de cabelo quando o TGP está em um rastreio RATES computado.
O modo RATES computada não é selecionável pelo piloto. Uma consideração
especial sobre rastreio RATES é que como o TGP está em RATES, você verá o
cursor TGP escorregar lentamente para fora do teu alvo assim você deve
escorregar o cursor de volta para o alvo e refinar tua pontaria. Como este é um
modo de rastreio degradado, isto é normal.
Mascaramento
TGP
Visto que o Laser em modo de combate é seguro para os olhos (no mundo
real), mesmo para energia dispersa/refletida, é imperativo que o feixe laser
não ataque a aeronave. Para alcançar estas considerações de segurança, o TGP
pode determinar se ele estiver olhando a estrutura da aeronave ou cargas
externas. Quando a LOS TGP está apontando na aeronave, o disparo laser é
inibido.
As zonas de mascaramento bloqueiam as áreas ao redor dos tanques de asa
nas estações 4 e 6 e o casulo de navegação LANTIRN na estação 5L. Todas as
outras cargas são bloqueadas pelos tanques da asa. Indicações de uma condição
de mascara incluem um "M" no formato TGP próximo do L na porção
direita da base do MFD e "MASK" adjacente ao marcador de trajetória
de voo no HUD. Há uma zona de advertências fora da atual zona de mascara que
alerta o piloto que uma condição de mascaramento está se aproximando. Quando na
zona de advertência, a cruz de cabelo do TGP pisca e MASK pisca no HUD. Quando as condições comprovadas para
uma condição de mascaramento, MASK é mostrado constantemente acima dos
mostradores mencionados.
Navegação
Nesta versão, o TGP não pode ser usado para atualizações de navegação, tomar
fixos ou criar Marcas com o TGP. Entretanto, como mencionado previamente, ambos
os modos TGP podem ser usados no modo mestre NAV.
Modo TGP A-G
O modo A-G é usado contra alvos pré-planejados como um aparelho para
identificar, localizar e fazer a aquisição de alvos no solo. No modo A-G, A-G
ou STBY são os únicos modos TGP disponíveis. Quando soltando LGBs, o laser
dispara automaticamente no tempo inserido para o laser começar e continua por
quatro segundos após o tempo de impacto computado da arma.
Função de
acessoria de atitude
(AAF-Attitude
Advisory Function)
Se o TGP estiver no
modo A-G, o formato TGP é mostrado se a aeronave excede qualquer deste limites
definidos de atitude:
a) Bank (inclinação
lateral de asa - rolagem) > 75 graus; Pitch (arfagem) < 0 graus.
b) Pitch
(arfagem) < -20 graus.
Uma caixa
retangular vermelha como um duplo conjunto de palavras "CHECK
ATTITIDE" é mostrado em
ambos MFDs (todos os formatos).
Tutorial TGP - Como usá-lo?
Com os conhecimentos acima em teu bolso de trás, você pode começara a
aprender a usar as capacidades realçadas do novo casulo de pontaria. Ele exigirá
alguma pratica para se habituar aos sistemas e tornar-se proficiente nele. O
seguinte texto deve dar a você o início na direção certa.
Primeiro, nós veremos nas operações ar-superfície (ar-solo).
Ar-superfície
(ar-solo)
Nós começaremos com um cenário típico onde você piloto pode ter que
começar no modo Táxi ou Decolagem. Portanto todos os teus sistemas estão
ligados e funcionando, incluindo o TGP. Desta
maneira você não terá que esperar o sistema resfriar antes que você possa
usá-lo que é o caso se você estiver fazendo um Ramp Start.
Você estará seguro no ar e em teu caminho para o teu alvo. A primeira
coisa que você terá que fazer é acionar o modo mestre AG (ar-solo). No teu MFD
esquerdo, você provavelmente tem o radar no modo GM AG e varrendo. No teu MFD
direito, você vai querer acessar a página base TGP.
Se você tiver na página WPN no slot MFD e não tem qualquer arma que
exige seu uso (isto é Mavericks), então substitua a página que é a página base
TGP (eu tipicamente rodo as páginas com o HSD, SMS e TGP como minha
configuração no MFD direito). Aperte o OSB (botão de seleção de opção) sob a
etiqueta "WPN" acessar a página (se você já não estivesse nela), então
aperte o mesmo OSB novamente para acessar o menu MFD principal. Aperte o OSB
perto do "TGP".
Você já deve estar vendo que o TGP está no modo STBY, esperando por você
selecionar o modo de operação. A seguir, aperte o OSB 1(em cima á direita)
sobre "STBY". A seguir selecione o OSB perto de “A-G” (OSB #6). O que
comanda o modo AG para o TGP. Neste ponto a pagina TGP deve ser mantida em branco. Se acontecer
isto, selecione o Interruptor master em Arm (armado) (se você estiver
atualmente pronto para atacar nos devemos armar o laser) você gravará o vídeo
da tua vida.
NOTA: neste ponto do processo, para armar o laser, você deve estar com o
interruptor mestre (Master) armado. Assim, o laser estará armado. Se você não estiver indo atacar um alvo, selecione o interruptor master
em simulate.
A partir daqui, você precisa decidir qual modo de radar FCR e sub-modo
você precisará usar o que é dependente de que tipo que o teu alvo é. Você vai
acertar um prédio ou procurar por uma coluna de tanques? O prédio está em um de
meus steerpoints? A coluna de tanques está se movendo ou mantem sua posição? O(s)
alvo(s) precisa de iluminação laser contínua ou eu posso usar iluminação laser
atrasada/automática? Você deve pensar sobre todas estas questões enquanto estiver
planejando a tua missão assim você saberá previamente como pegar o alvo e que
modos de operação você precisará acionar.
Nós seguiremos através de dois exemplos.
Cenário 1 - Alvo fixo, um passe
No primeiro exemplo, nós atacaremos uma usina nuclear com 2 GBU-10 com repetição
em pares a 22.000 pés
e nós temos as coordenadas (latitude/longitude) precisas para o alvo
alimentadas em nosso STPT
5. Nós temos nossa página LASR configurada para começar a iluminar automaticamente
o alvo 20 segundos antes do impacto. Nós queremos sair com nosso radar no modo
GM com o modo STP/TGT (steerpoint/alvo) selecionado. O que permitira ao nosso
radar GM apontar/fazer pontaria no steerpoint selecionado quando nós acionarmos
ele tornando fácil a procura por nosso alvo. Quando nós estivermos a 20 milhas de nosso alvo e
nós tivermos feito à aquisição da usina no radar. Nós teremos que "locá-la" no
STT GM. A seguir, DMS [HOTAS] ( display management
switch / botão de gerenciamento de mostrador) para baixo/para trás para pegar o
sensor de interesse (a grande caixa no lado de fora do MFD) no MFD TGP.
Com a caixa SOI na página TGP, TMS [HOTAS] á frente (ou TMS para direita)
para estabilizar no solo o TGP no rastreio AREA. Você pode ver o alvo e agora
pode refinar tua pontaria para o alvo onde você deseja acertar. Selecione o
interruptor master em Arm, assegure que o laser está armado e assegure que a
munição apropriada para soltar no alvo está selecionada. Siga as indicações de
entrega normal com necessário e solte a munição. Seja cuidadoso para não
manobrar muito agressivamente e mascarar o alvo ou fazer o TGP ir para rastreio
RATES. Se acontecer isso, você terá que refinar tua pontaria novamente. Uma boa
técnica é assegurar uma curva delicada para longe do alvo no sentido da tua
direção de saída para mantê-lo do lado de fora um pouco mais em baixo de seu
caça. Mas não deve ter um problema em sobrevoar o alvo além do que necessário. Você
deve observar teu TGP enquanto olha para fora limpando ameaças. Trinta segundos
antes do impacto teu laser deve acender e fornecer orientação terminal para o
bombardeio até o impacto. Você pode agora acionar o TMS [HOTAS] para trás para
quebrar o rastreio AREA e comandar o TGP para a linha de visada do FCR. Você
pode sair do modo AG e regressar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário