domingo, 15 de janeiro de 2012

Casulo de Pontaria "SNIPER"

AVIAÇÃO DE COMBATE DO MUNDO VIRTUAL:


Este texto é uma tradução de um trecho do manual do Falcon BMS 4,32 para operação do casulo de pontaria SNIPER para tarefas AR-SOLO contra alvos fixos. 
OBS: Se você utilizar esta tradução por ai, não esqueça de mencionar o nome do titio “RODMAN”.

Casulo de Pontaria Avançado Sniper 
(ATP- Advanced Targeting Pod)
Falcon BMS 4.32

Base

O TGP (Targeting pod - casulo de pontaria) tem recebido um bom número de melhoramentos. O casulo pode rastrear alvos ar-ar (A-A) e ar-superfície (AG). Os controles de interface com você piloto tem sido reescritos para tornar o controle do TGP mais suave e intuitivo. O TGP não deve mais saltar aleatoriamente entre os alvos como nas versões anteriores e ao rastrear um alvo atrás de você, não "inverte" os controles (isto é, para virar o TGP á esquerda, você tem que mover teu cursor para a direita). As técnicas de rastreio incluem: Point Track (Rastreio de ponto) (baseado em uma fronteira de alto contraste - por exemplo, um veículo como um tanque). Area Track (Rastreio de área) que é um modo de rastreio para alvos de grande área como prédios), e Computed Rates Track (Rastreio de razão computada) baseada na ultima razão de mudança angular conhecida do alvo. O TGP pode operar em todos os modos mestres. (NAV, A-A, A-G, DGFT & MSL OVRD).
Casulo de pontaria avançado AN/AAQ-33 instalado em um F-16 
(By Daniel Blackx)

O TGP tem dois campos visuais (FOV- Fild of view / Campo visual) óticos, wide (largo +/- 4 graus), narrow (estreito +/- 1 grau) e uma expansão eletrônica (EXP) FOV (0,334 x 0.334) quando selecionada. O TGP tem um telêmetro laser que pode disparado no alvo para uma medição de distância muito precisa

O controle do TGP é disponível em ambos, com o sistema HOTAS ou sem ele. Para operar com controles HOTAS o TGP deve ser o sensor de interesse (SOI). O SOI é movido para o TGP via DMS [HOTAS] para baixo (ou para trás). Os controles extra-HOTAS são feitos através da página base TGP no MFD, a página de menu do modo A-A e a página de menu do modo A-G. Selecionando a sigla TGP na página de menu no formato mestre acessará a página base TGP. A página TGP OFF é mostrada se não houver energia aplicada ao casulo de pontaria. A energia é aplicada ao casulo de pontaria colocando o interruptor HDPT (hard point) direito no painel de energia do sensor na posição HDPT RIGHT. Quando power é primeiramente aplicado, o TGP é colocado em modo STBY (Standby - espera) enquanto o sistema resfria e "NOT TIMED OUT" é mostrado na parte central superior da página base do TGP. Após o sistema FLIR (Forward Looking Infrared - Infravermelho voltado para frente) ser resfriado, a mensagem "NOT TIMED OUT" é removida do mostrador e o casulo faz a transição para o sub-modo de comando (A-G, A-A ou STBY). O sensor do casulo FLIR normalmente leva de 8 a 10 minutos para resfriar.

Note também que o casulo de pontaria pode ser carregado na aeronave através da página UI de munições mesmo se as LGB não forem carregadas como parte do loadout.

Página base TGP



Modos de operação

1) TGP Operation Mode (modo de operação) (OSB #1):
Mostra o modo de operação atual e o OSB acessa a página de menu do modo.
A seleção do modo de operação é dependente do modo mestre:
Para o modo mestre A-A, o TGP pode estar em A-A ou STBY;
Para o modo mestre A-G, o TGP pode estar em A-G ou STBY; e,
Para o modo mestre NAV, o TGP pode estar em A-A, A-G ou STBY.

2) Seleção do FOV (campo visual) (OSB #3): Mostra o atual FOV e o OSB alterna entre WIDE (largo) e NARO (estreito). Com WIDE selecionado, o indicador narrow FOV é mostrado. O FOV pode também ser modificado através do HOTAS tornando o TGP o SOI apertando e soltando o “botão rosa” (pinky switch - HOTAS) para alternar as opções.

3) Standby (espera) Override (OVRD) selecionando o (OSB # 4): comanda o TGP para o modo de espera (STBY) e "OVRD" se destaca. Com o OVRD destacado, "STBY" é mostrado no OSB #1 para todos os modos mestres.

4) Altitude radar: A altitude radar é mostrada como etiqueta acima do OSB #6.

5) seleção de polaridade do mostrador (OSB #6): Alterna entre Branco-quente (WHOT) e Negro-quente (BHOT) ou WHOT, BHOT, e TV dependendo de qual TGP está carregado (a combinação de dispositivos do Litening II & Sniper / Pantera são modelados). Com BHOT selecionado, objetos quentes aparecem como negro no mostrador; com WHOT selecionado, objetos quentes aparecem em branco.

6) Visualização Snowplow (SP) (OSB #8): quando selecionado, o TGP escraviza para 1/2 seleção do alcance FCR até que o steerpoint seja estabilizado no solo via TMS [HOTAS] para frente. "SP" é destacado quando selecionado. Isto não funciona corretamente no atual Falcon 4 e não deve ser usado.

7) Tempo para steerpoint/soltura/impacto: Tempo para steerpoint, soltura ou impacto é mostrado no canto inferior direito da página TGP dependendo do modo mestre e se uma arma foi solta. No modo mestre NAV, este mostrador indica o tempo para o steerpoint. No modo mestre A-G, Este mostrador indica tempo para a soltura da arma, ou então mostra o tempo estimado para o impacto.

8) Distância SPI distância SPI (System Point of Interest - Ponto de interesse do sistema) é mostrada na porção inferior do formato TGP. Se a distância é determinada pelo laser TGP, um L precede a distância. Se o TGP determina a distância, um T precede a distância. Se qualquer outro sensor fornece a distância, apenas a distância é mostrada.

9) Indicador de consciência situacional (SAISituation Awareness Indicator): Um pequeno quadrado aparece no formato TGP indicando a LOS TGP em azimute e elevação. O quadrado é posicionado ao redor do centro do mostrador no azimute relativo ao nariz da aeronave, e sua posição do centro do mostrador indica a elevação na qual o centro representa -90 graus de elevação e a borda 0 graus. Alguns exemplos podem ajudar a esclarecer este esquema: A posição de 12 horas no topo do mostrador indica 0 grau em relação a azimute e 0 grau de elevação; a posição de 3 horas na borda direita do mostrador indica 90 graus de azimute e 0 grau de elevação. A posição média entre a borda e o centro do mostrador indica -45 graus de elevação; e o centro do mostrador indica -90 graus de elevação. A posição de 6 horas na metade entre o centro e a base do mostrador indica 180 graus de azimute e -45 graus de elevação.

A Figura 4-3 mostra a posição LOS TGP em relação á aeronave.


10) O apontador norte foi adicionado à página base do TGP. A etiqueta no OSB #19 (N/M) é usada para alternar entre ligado/desligado. Ele consiste de uma letra N com uma flecha, mostrada no topo no canto direito da página base do TGP. A flecha aponta para o norte magnético em relação á LOS TGP (cruz de cabelo). Adiciona informação lat/long SPI (ponto de interesse do sistema) no canto superior esquerdo da página base TGP. A elevação ainda não esta incluída. Ele é ligado no apontador norte (etiqueta "N/M" OSB 19).

Controles HOTAS adicionais

Usando o TMS [HOTAS] para a esquerda 2X em menos que 0,5 de segundos alternará o sensor atual. Se alternando para TV, então o FOV IR e polaridade são armazenados e serão colocados de volta para uso quando o interruptor voltar para o sensor IR. O modo IR tem 2 FOV Wide (largo) / Narrow (estreito) enquanto o modo TV tem apenas 1 FOV e ele pode ser mudado (tentar mudar o FOV no modo TV não faz nada). Se no modo sensor TV o OSB #3 terá "TV" etiquetando-o.

O TMS [HOTAS] para a esquerda sob o modo IR mudará a polaridade entre WHOT/BHOT, sob o modo TV o TMS [HOTAS] para a esquerda não mudará nada. Adicionar uma variável FOV TV que é usada para o modo sensor TV e pode ser lido como o outro FOV TGP do TGPDATA.dat.
Mudanças nos valores FOV:
FOV IR largo (wide) FOV = 3.6 (muda de 4.0);
FOV IR estreito (narrow) FOV = 1.0;
FOV TV = 0.5

Mecanização também inclui uma capacidade de zoom manual que pode ser usada apesar da seleção do atual sensor/FOV. Zoom manual é operado pelo controle RGN MAN [HOTAS] na manete - isto funciona como botão giratório ou botão de apertar para este controle. O zoom oferece entre 1.0 e 4.0 vezes de magnitude da imagem apresentada no MFD na escolha do sensor e FOV atuais.

Página de menu do modo TGP

A página de menu do modo TGP (Figura 4-5) fornece alternância entre os modos TGP. Apertando o OSB #1 na página base TGP acessa a página de menu do modo TGP. A página de menu do modo TGP apenas mostra os modos disponíveis para o modo mestre selecionado. No modo mestre NAV, o TGP pode ser comandado para A-A, AG ou STBY.

 A página de menu do modo TGP no modo mestre NAV


 TGP em espera (standby).

Rastreio TGP

O TGP inclui processamento que executa um rastreio automático.
O rastreador opera em três modos:
- POINT,
- AREA e
- RATES computada.
A informação do modo de rastreio é inserida no vídeo do TGP. Durante qualquer modo de rastreio, o cursor é usado para reposicionar a LOS (Line of Sight - Linha de visada). Quando o cursor interrompe as entradas, o TGP retorna ao modo que estava antes do uso do cursor. Isto permite um ajuste fino no ponto de rastreio.

Modo de Rastreio POINT

O modo de rastreio POINT TGP é capaz de rastrear alvos singulares. A pontaria exige alvos com bordas bem definidas - como veículos. Quando o rastreio POINT é estabelecido, uma caixa cresce no centro da "cruz de cabelo" até que as bordas do alvo estejam encerradas na caixa. "POINT" é mostrado abaixo da cruz de cabelos, indicando que o rastreio foi estabelecido. Designando com o TMS [HOTAS] para frente e mantido, quando o TGP é o SOI, ele comanda o rastreio AREA para estabilizar a LOS. Soltando o TMS [HOTAS] para frente comanda o rastreio POINT. TMS [HOTAS] para trás comanda o TGP a interromper o rastreio e retornar ao modo SLAVE permitindo que ele seja escravizado de volta á LOS radar. Se o alvo não pode ser rastreado no POINT porque o alvo não tem bordas suficientemente detalhadas, o TGP automaticamente passa para o rastreio AREA como padrão. Uma vez que o TGP tenha mudado para o rastreio AREA, ele não retornará para o modo POINT amenos que um novo comando de rastreio POINT seja iniciado. É importante salientar que você pode lançar munições em um alvo se você estiver em um rastreio AREA ou POINT. O TGP rastreia continuamente tal como atualizado a caixa de rastreio, quando a aeronave esta manobrando, a caixa de rastreio muda para o novo aspecto de visão do alvo. NOTA: Prédios não podem ser rastreados no modo POINT nesta versão - apenas objetos como veículos e aeronaves.

Modo de Rastreio AREA

O modo de rastreio AREA TGP rastreia alvos que não são rastreáveis no modo POINT - como grandes prédios e estruturas. Grandes alvos, cenas que não contem alvos com bordas bem definidas são exemplos de situações onde o rastreio POINT não deve ser mantidos em um rastreio estável.
O rastreio AREA pode também ser usado para alvos que são rastreados pelo POINT, mas onde o rastreio AREA é desejado (por exemplo, posicionar o centro da LOS em um ponto particular).
Quando no modo de rastreio AREA, "AREA" é mostrado no formato TGP abaixo da cruz de cabelo.
O rastreio AREA pode ser acessado em duas maneiras:
1) TMS para frente e mantido ou,
2) TMS para direita.

O rastreio AREA é comandado enquanto o TMS [HOTAS] for mantido para frente. Quando o TMS para frente é solto, o rastreio POINT é comandado. O benefício do comando de rastreio AREA é que ele estabiliza na cena de forrna fácil como a estabilização no rastreio POINT. O segundo método de comando de rastreio AREA permite que o rastreio AREA seja comandado sem que o TMS [HOTAS] seja mantido.

Modo de rastreio RATES computado

O modo RATES computado entra automaticamente quando o rastreio POINT e AREA perdem o rastreio do alvo. Isto acontece muitas vezes quando a estrutura da aeronave ou cargas externas mascaram o alvo. O modo de rastreio RATES computado permite que a LOS se mantenha estabilizada no solo e o ultimo ponto seja rastreado. O TGP consegue isso pelo uso das informações de altitude e informações do ultimo ponto de rastreio. Quando a condição de mascaramento é limpa, a LOS TGP estará próxima do ultimo alvo rastreado. O piloto deve readquirir o alvo manualmente.
"RATES" é mostrado abaixo da cruz de cabelo quando o TGP está em um rastreio RATES computado. O modo RATES computada não é selecionável pelo piloto. Uma consideração especial sobre rastreio RATES é que como o TGP está em RATES, você verá o cursor TGP escorregar lentamente para fora do teu alvo assim você deve escorregar o cursor de volta para o alvo e refinar tua pontaria. Como este é um modo de rastreio degradado, isto é normal.

Mascaramento TGP

Visto que o Laser em modo de combate é seguro para os olhos (no mundo real), mesmo para energia dispersa/refletida, é imperativo que o feixe laser não ataque a aeronave. Para alcançar estas considerações de segurança, o TGP pode determinar se ele estiver olhando a estrutura da aeronave ou cargas externas. Quando a LOS TGP está apontando na aeronave, o disparo laser é inibido.
As zonas de mascaramento bloqueiam as áreas ao redor dos tanques de asa nas estações 4 e 6 e o casulo de navegação LANTIRN na estação 5L. Todas as outras cargas são bloqueadas pelos tanques da asa. Indicações de uma condição de mascara incluem um "M" no formato TGP próximo do L na porção direita da base do MFD e "MASK" adjacente ao marcador de trajetória de voo no HUD. Há uma zona de advertências fora da atual zona de mascara que alerta o piloto que uma condição de mascaramento está se aproximando. Quando na zona de advertência, a cruz de cabelo do TGP pisca e MASK pisca no HUD. Quando as condições comprovadas para uma condição de mascaramento, MASK é mostrado constantemente acima dos mostradores mencionados.

Navegação

Nesta versão, o TGP não pode ser usado para atualizações de navegação, tomar fixos ou criar Marcas com o TGP. Entretanto, como mencionado previamente, ambos os modos TGP podem ser usados no modo mestre NAV.

Modo TGP A-G

O modo A-G é usado contra alvos pré-planejados como um aparelho para identificar, localizar e fazer a aquisição de alvos no solo. No modo A-G, A-G ou STBY são os únicos modos TGP disponíveis. Quando soltando LGBs, o laser dispara automaticamente no tempo inserido para o laser começar e continua por quatro segundos após o tempo de impacto computado da arma.

Função de acessoria de atitude
(AAF-Attitude Advisory Function)

Se o TGP estiver no modo A-G, o formato TGP é mostrado se a aeronave excede qualquer deste limites definidos de atitude:
a) Bank (inclinação lateral de asa - rolagem) > 75 graus; Pitch (arfagem) < 0 graus.
b) Pitch (arfagem) < -20 graus.
Uma caixa retangular vermelha como um duplo conjunto de palavras "CHECK ATTITIDE" é mostrado em ambos MFDs (todos os formatos).



Tutorial TGP - Como usá-lo?

Com os conhecimentos acima em teu bolso de trás, você pode começara a aprender a usar as capacidades realçadas do novo casulo de pontaria. Ele exigirá alguma pratica para se habituar aos sistemas e tornar-se proficiente nele. O seguinte texto deve dar a você o início na direção certa.
Primeiro, nós veremos nas operações ar-superfície (ar-solo).

Ar-superfície (ar-solo)

Nós começaremos com um cenário típico onde você piloto pode ter que começar no modo Táxi ou Decolagem. Portanto todos os teus sistemas estão ligados e funcionando, incluindo o TGP. Desta maneira você não terá que esperar o sistema resfriar antes que você possa usá-lo que é o caso se você estiver fazendo um Ramp Start.

Você estará seguro no ar e em teu caminho para o teu alvo. A primeira coisa que você terá que fazer é acionar o modo mestre AG (ar-solo). No teu MFD esquerdo, você provavelmente tem o radar no modo GM AG e varrendo. No teu MFD direito, você vai querer acessar a página base TGP.
Se você tiver na página WPN no slot MFD e não tem qualquer arma que exige seu uso (isto é Mavericks), então substitua a página que é a página base TGP (eu tipicamente rodo as páginas com o HSD, SMS e TGP como minha configuração no MFD direito). Aperte o OSB (botão de seleção de opção) sob a etiqueta "WPN" acessar a página (se você já não estivesse nela), então aperte o mesmo OSB novamente para acessar o menu MFD principal. Aperte o OSB perto do "TGP".
Você já deve estar vendo que o TGP está no modo STBY, esperando por você selecionar o modo de operação. A seguir, aperte o OSB 1(em cima á direita) sobre "STBY". A seguir selecione o OSB perto de “A-G” (OSB #6). O que comanda o modo AG para o TGP. Neste ponto a pagina TGP deve ser mantida em branco. Se acontecer isto, selecione o Interruptor master em Arm (armado) (se você estiver atualmente pronto para atacar nos devemos armar o laser) você gravará o vídeo da tua vida.
NOTA: neste ponto do processo, para armar o laser, você deve estar com o interruptor mestre (Master) armado. Assim, o laser estará armado. Se você não estiver indo atacar um alvo, selecione o interruptor master em simulate.

A partir daqui, você precisa decidir qual modo de radar FCR e sub-modo você precisará usar o que é dependente de que tipo que o teu alvo é. Você vai acertar um prédio ou procurar por uma coluna de tanques? O prédio está em um de meus steerpoints? A coluna de tanques está se movendo ou mantem sua posição? O(s) alvo(s) precisa de iluminação laser contínua ou eu posso usar iluminação laser atrasada/automática? Você deve pensar sobre todas estas questões enquanto estiver planejando a tua missão assim você saberá previamente como pegar o alvo e que modos de operação você precisará acionar.

Nós seguiremos através de dois exemplos.

Cenário 1 - Alvo fixo, um passe

No primeiro exemplo, nós atacaremos uma usina nuclear com 2 GBU-10 com repetição em pares a 22.000 pés e nós temos as coordenadas (latitude/longitude) precisas para o alvo alimentadas em nosso STPT 5. Nós temos nossa página LASR configurada para começar a iluminar automaticamente o alvo 20 segundos antes do impacto. Nós queremos sair com nosso radar no modo GM com o modo STP/TGT (steerpoint/alvo) selecionado. O que permitira ao nosso radar GM apontar/fazer pontaria no steerpoint selecionado quando nós acionarmos ele tornando fácil a procura por nosso alvo. Quando nós estivermos a 20 milhas de nosso alvo e nós tivermos feito à aquisição da usina no radar. Nós teremos que "locá-la" no STT GM. A seguir, DMS [HOTAS] ( display management switch / botão de gerenciamento de mostrador) para baixo/para trás para pegar o sensor de interesse (a grande caixa no lado de fora do MFD) no MFD TGP.

Com a caixa SOI na página TGP, TMS [HOTAS] á frente (ou TMS para direita) para estabilizar no solo o TGP no rastreio AREA. Você pode ver o alvo e agora pode refinar tua pontaria para o alvo onde você deseja acertar. Selecione o interruptor master em Arm, assegure que o laser está armado e assegure que a munição apropriada para soltar no alvo está selecionada. Siga as indicações de entrega normal com necessário e solte a munição. Seja cuidadoso para não manobrar muito agressivamente e mascarar o alvo ou fazer o TGP ir para rastreio RATES. Se acontecer isso, você terá que refinar tua pontaria novamente. Uma boa técnica é assegurar uma curva delicada para longe do alvo no sentido da tua direção de saída para mantê-lo do lado de fora um pouco mais em baixo de seu caça. Mas não deve ter um problema em sobrevoar o alvo além do que necessário. Você deve observar teu TGP enquanto olha para fora limpando ameaças. Trinta segundos antes do impacto teu laser deve acender e fornecer orientação terminal para o bombardeio até o impacto. Você pode agora acionar o TMS [HOTAS] para trás para quebrar o rastreio AREA e comandar o TGP para a linha de visada do FCR. Você pode sair do modo AG e regressar.

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