sábado, 21 de novembro de 2015

Exercício BVR 2015-2 Força Aérea Brasileira





A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou entre os dias 25 de agosto e 12 de setembro (2015) mais uma edição do já tradicional Exercício BVR na Base Aérea de Anápolis (BAAN), o segundo este ano. Desta vez a imprensa deu pouca importância para o evento, e mesmo a FAB tem sido discreta a respeito, portanto sem maiores novidades. O "Poder Aéreo" conseguiu uma interessante entrevista com o comandante do Esquadrão Pampa. e foi permitido que alguns fotógrafos registrassem as atividades do exercício, com base nas imagens dos  sites Poder Aéreo e Aero In, farei alguns comentário a baixo: 

Veja também:
Exercicio BVR 2014-2, uma analise

Como é voar no F-5E Tiger II agressor


A sessão fotográfica aparentemente durou um curto espaço de tempo, mas registrou entre outras atividades, a saída  do "avião tanque" KC-130 Hércules presente para o apoio dos exercícios de combate, com o fornecimento de combustível em operações de reabastecimento em voo (REVO) que além de diminuir as restrições de alcance e tempo de voo dos caças F-5, permite o treinamento da atividade REVO em si, por parte dos caçadores.

A presença das aeronaves AEW & C não é só evidente por ter a BAAN como base de suas operações, mas toma parte importante nos sistema de combate além do alcance visual da FAB praticado neste exercício também por suas tripulações, que além de facilitar a organização das atividades de voo de várias aeronaves no céu ao mesmo tempo como neste caso.


O Exercício concentrou grande quantidade caças F-5EM e certamente pilotos de todos os esquadrões que operam esta aeronave. Embora o nome do exercício possa sugerir a enfase no emprego de mísseis BVR, a FAB também aproveita a oportunidade para a  pratica de táticas e procedimentos de emprego de outros mísseis de seu inventário como o Piranha e o Python-4, com o capacete DASH-4 na arena de combate visual.
A cabeça de orientação do míssil Python vista aqui acompanhando os movimentos da cabeça do piloto utilizando o capacete DASH-4, próximo do 90º de ângulo off-boresight.

Combinação DASH-4 + Python 4

Embora seja comum nestas ocasiões, ver um ou outro F-5EM levando um míssil Piranha no trilho da panta da asa, o que permite verificação da "locagem" da cabeça de orientação do míssil que permite a validação do acoplamento com seu sinal sonoro em simulações,  desta vez foi possível ver um elemento do Esquadrão Pampa, sair com uma configuração simétrica de mísseis, obviamente, não completos, mas dois corpo inerte e cabeça de orientação com as características do Python-4, sem as aletas de controle instaladas nos trilhos das pontas das asas.



Dois caças F-5EM fazem o taxi em direção à pista de decolagem 
equipados com mísseis Python-4 de exercício.

Isto sugere, entre outras possibilidades, que os caçadores da FAB estejam treinando técnicas mais sofisticadas de disparo permitidas por mísseis como o Python-4 do tipo "all-aspect",  "dispare e esqueça" com o emprego do capacete DASH-4, com o disparo consecutivo de dois mísseis, em um curto intervalo de tempo, feito pelo piloto de uma aeronave contra dois caças em um único passe de alto aspecto.

No combate dentro do alcance visual, o piloto de um F-5EM efetua a pontaria de um míssil com acoplamento radar (linha de visada em laranja) e se prepara para fazer disparar um segundo míssil contra outro alvo via acoplamento pelo visor de pontaria do capacete DASH-4 (linha de visada em azul).


Em certas situações de um combate frente a frente, em um caso 1 X 2 com o bom uso de táticas de defesa de mísseis all aspect, é possível que o piloto faça o acoplamento radar contra uma aeronave, apontando um míssil e preparar-se para atirar outro míssil contra um segundo alvo com a mira montada no capacete, o segundo míssil pode ser lançado quase que imediatamente após o lançamento do primeiro, é uma técnica que exige treinamento, mas muito interessantes quando uma situação compatível é encontrada. O porte de dois mísseis em treinamento reforça a ideia de que a FAB está exercitando táticas mais agressivas e cenários mais complexos explorando todos os recursos do equipamento de que dispõe. 


Python-4 de treinamento sob a asa de um F-16 trazido pelos venezuelanos
 para o Exercício CRUZEX-III, curiosamente equipado, 
sem necessidade, com as aletas de controle, 
aparentemente o mesmo tipo utilizado pela FAB no Exercício BVR.

Obviamente, a frota de nosso principal vetor de defesa aérea é pequena para um país continental como o nosso, mas é digno de nota que a FAB colocou aproximadamente um terço dela neste exercício BVR, isto reflete bem o nível de disponibilidade de tais aeronaves, que embora defasadas em termos de desempenho de voo, são relativamente baratas de operar e contam com uma respeitável infraestrutura de manutenção aqui no Brasil. Também é importante frisar que mesmo com as limitação de seus equipamentos de combate, a FAB tem devotado uma atenção significativa para o treinamento de seus pilotos em combate, seja ele tanto na ampla arena BVR quanto a arena visual, isto permite que   seus pilotos explorem da melhor forma possível o equipamento de que dispõem. 

A FAB tem se mantido atualizada em termos de doutrina nas tendencias atuais de combate BVR, missões em pacote, guerra centrada em rede, e etc. certamente estará bem preparada para receber um caça moderno como o Gripen nos próximos anos.


Fotos comentadas


O site Aero in divulgou o maior número de fotos nos quais pode-se, até mesmo, estabelecer uma cronologia nas atividades acompanhadas pelos fotógrafos no dia 02 de setembro de 2015.:



Aeronave E-99 FAB 6702 de Alerta Aéreo Antecipado & Controle faz o táxi
 provavelmente em retorno de uma missão.


O fotógrafo atravessa o pátio de estacionamento da BAAN e passa por caças F-5EM, 
 na foto, em primeiro plano, podemos ver o FAB 4859 
equipado com o corpo inerte de um míssil com a cabeça de busca do Python-4 
no trilho da ponta da asa, em segundo plano o FAB 4851 
(este último, facilmente identificado como sendo do Esquadrão Pampa).


O F-5EM (4859) está equipado com o míssil Python-4 de exercício. 


Do outro lado podemos ver outros dois caças F-5EM, 
em primeiro plano o FAB 4837 (Esquadrão Pampa) e em segundo plano o FAB 4864.


Também é possível ver no pátio o FAB 4869 este equipado com dois mísseis Python-4 de exercício sendo preparado para a decolagem.


O FAB 4858 também está sendo preparado para a decolagem.


O FAB 4829 com a capota aberta possivelmente sendo preparado para voo, também equipado com mísseis Python-4 de exercício nas pontas das asas, 
ao fundo, os Mirage-2000 aposentados do 1º GDA.


A sudoeste dos hangaretes é possível ver três empenagens verticais de mais F-5EM, os FAB 4836, 4862 e 4828 (Esquadrão Pampa).


Quase todos os hangaretes da BAAN ocupados, há onze F-5EM visíveis só nesta foto.



 O KC-130 Hécrules, aeronave de reabastecimento em voo, faz o táxi para a decolagem. 


O Hércules parte para sua missão de apoio, 
sua função é fornecer combustível aos caças em exercício.


Um F-5FM (biposto) curva à bombordo aparentemente em retorno de uma missão.


O "Pampa" FAB 8423 passa a diante de dois outros F-5EM, ele está equipado com os trilhos dos mísseis BVR Derby sob as asas.


O "Pampa" 4852 em taxi para a pista passa a diante de um Huey "Sapão" 
possivelmente em apoio SAR no exercício. 
O piloto do F-5EM está com seu capacete DASH-4 que serve para a pontaria de mísseis.


O "Pampa" FAB 4823 em táxi para a pista.


O piloto do FAB 4841  mostra seu capacete DASH-4 e seu míssil Piranha, 
ambos funcionam  de forma integrada.


Uma esquadrilha de F-5EM recebe a checagem final da equipe de terra.
São respectivamente os F-5EM 4823, 4852, 4841 e 4844 
todos com trilhos de lançamento de mísseis Derby.


Um elemento "Pampa" na esquadrilha.


F-5FM em taxi para o pátio com seus dois tripulantes.


A esquadrilha pronta para decolar depois do check final.


O FAB 4841 curva à esquerda e inicia o táxi para a pista de decolagem 
e mostra seu míssil Piranha.


Um nova esquadrilha se prepara para a decolagem, 
são os F-5EM 4829, 4849 ambos do Esquadrão Pampa 
equipados com mísseis Python-4 de exercício, 
os outros dois F-5EM são o 4858 e o 4862.


Este, o FAB 4861 (Pampa) não aparece na foto anterior, mas logo se juntou à esquadrilha.


Ultima decolagem, o 4864 (a qualidade da foto não permite certeza quanto a esta matricula), piloto com capacete DASH - 4.


Três F-5EM em primeiro plano a cauda do Pampa FAB 4837, 
depois o FAB 4859, outro Pampa o 4851 e por último o F-5FM 4806. 
Ao fundo, o Hangar do Esquadrão Guardião onde é possível ver a cauda de dois E-99.


Os mesmos F-5M da foto anterior, 4837, 4859,4851,4806, e ao fundo o R-35AM sempre presente nos Exercícios BVR em Anápolis.


Mais um E-99 AEW & C provavelmente retornando de uma missão.
 sua característica antena do radar Erieye instalada no dorso se destaca na silhueta.


Glossário:

AEW  & C - Airborne Early Warning  & Control / Alerta Antecipado - aerotransportado & Controle (alerta aéreo antecipado): Consiste em uma aeronave de médio ou grande porte que transporta um potente radar e estações de controle aéreo para gerenciamento de batalha, devido ao fato de poder carregar um radar de grande potência e posicioná-lo em grande altitude, permite alertar sobre ameaças antes de qualquer outro sistema eletrônico do campo de batalha.

all-aspect / Todo aspecto: (1). Capacidade de mísseis atingirem alvos que apresentem qualquer ângulo de aspecto. (2). Capacidade de engajamento que mísseis modernos têm de atacar alvos que apresentem qualquer quadrante, inclusive situações frente-a-frente.

BAAN - Base Aérea de Anápolis

BVR - Beyond visual range / Além do alcance visual - combate ou sistema de armas com capacidade de atingir alvos aéreos além do campo visual do piloto.

DASH - Display And Sight Helmet / Capacete com mira e mostrador

locagem - corrupitela de "lock on" (trancamento): 
1. é um acoplamento radar no qual tal aparelho concentra toda sua energia no alvo em questão para rastreio e leitura mais apurada de vários parâmetros para pontaria e disparo de armas.
2. é o acoplamento da cabeça de orientação de um míssil infravermelho que inicia o rastreamento do alvo.

SAR - Search and rescue / Busca e salvamento




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