domingo, 12 de outubro de 2014

O que há de tão legal em voar no Exercícios Red Flag?

Esta questão foi publicado originalmente no Quora . "Red Flag" é o excercício de treinamento de aviação militar mais avançado do mundo que acontecem algumas vezes por ano nos EUA. 

Fonte original no link abaixo:
http://www.slate.com/blogs/quora/2012/12/20/military_training_what_is_it_like_to_fly_at_red_flag_exercises.html

Quem responde é Chris Kibble , ex-piloto de caça:



É provavelmente uma das atividades mais emocionantes e desafiadoras das quais você pode participar como piloto de caça. É muito exigente, mas também pode se tornar um pouco repetitivo e artificial ao longo do tempo devido a algumas limitações inerentes do espaço aéreo Nellis. Não é realmente prestigiado por si mesmo, porque você participa como um esquadrão, não como um indivíduo escolhido para participar. É mais como algo que você começa a participar por estar no esquadrão certo na hora certa. A rotatividade das unidades é baseada em vários fatores, como cronogramas, programações, etc. A atmosfera é de grandes expectativas, alta performance e de esclarecimento público entre colegas com foco em erros e as lições aprendidas.


Leia também:
Uma missão de ataque na Red Flag

Detalhe: Eu participei de várias Red Flags e exercícios semelhantes em Nellis tanto como Blue Air (Força Aérea Azul) "amigo" e Red Air (Força Aérea Vermelha) "inimigo". Estes foram todos entre 1997 e 2007, portanto algumas partes da Red Flag podem ter mudado.




Já que você perguntou sobre a atmosfera, vou focar nisso. Em geral, é como estar em uma viagem de negócios com todos os seus colegas de trabalho (em Las Vegas!), No qual o foco é aprender execução tática de alto nível. Você está lá para melhorar como um esquadrão, aprender com seus erros e provar que você pode executar seu trabalho em nível mais alto. Las Vegas oferece um ótimo cenário para debrifim pós-manobras. Mas depois de estar lá por uma semana ou duas, a maioria dos pilotos estão prontos para voltar para sua base. Ao todo, normalmente é uma viagem com muita ocupação.


Pátio (rampa) da Base Aérea de Nellis ao fundo a famosa Las Vegas no estado de Nevada EUA

A maior parte da atmosfera real da semana (além da diversão e jogos padrão Vegas) vem do  planejamento de missão e porções de debrifim. Estes são os momentos em que os participantes Red Flag estão na verdade todos trabalhado lado a lado no edifício principal, em vez de estar em seus edifícios de cada unidade. Então, eu vou focar nessas áreas.


Prédio da organização da Red Flag em Nellis

Durante o planejamento da missão, não há realmente uma sensação de prestígio como você está acostumado por aí, mas sim, mais um padrão "não estrague tudo" do que atitude que os pilotos de caça costumam viver. Você quer ter certeza de seu esquadrão provará que trabalha de forma unida. Você está lá entre muitos de seus colegas de seu campo profissional. E você quer demonstrar que você conhece o seu ramo, que você pode executar tudo em um alto nível seja como um ala, líder de esquadrilha, comandante da missão e etc. Então, você fala com as outras unidades envolvidas, para desenvolver o plano geral do jogo, e tentar antecipar de quantas maneiras diferentes ele pode desmoronar por causa das ações do adversário ou seus próprios erros. Tenha em mente que a maioria da CAF (forças aéreas de combate - caças, bombardeiro, gerentes de batalha aérea) e alguns do MAF (forças aéreas de mobilidade - aviões tanque / transporte) também participam da Red Flag. Há tripulações de bombardeiros e e aviões tanque no planejamento ao lado de todos os outros, concentrando-se nos objetivos globais. Então, não é apenas pilotos de caça. Como deveria ser. (Estou brincando, estou brincando !!!)

Mas a atmosfera é real para qualquer caça no exercício que vem ao debrifim. A melhor maneira que posso descrever a atmosfera durante um debrifim em massa da Red Flag é o de uma reconstrução científica de eventos definidos em um grande palco público. Você está sentado em um auditório bem grande fechado com cerca de 300 colegas pilotos com grandes telas de  projeção no palco a frente. O comandante da missão (o piloto no comando de todo o plano da Força Aérea Azul) está no palco conduzindo o debrifim, embora às vezes pode ser alguém da Força Aérea Vermelha (inimigo), conduzindo a discussão. O comandante da missão tenta reconstruir os acontecimentos globais da missão no palco com a ajuda de um sistema de "replay instantâneo" que represente visualmente os locais das aeronaves individuais através de uma "visão de Deus". O objetivo é descobrir se as aeronaves da Força Aérea Azul atingiram os seus objetivos. E se não, porquê. O que realmente aconteceu comparado a o que deveria ter acontecido. A ênfase é colocada em obter as lições corretas aprendidas para todos os participantes. Sucesso é esperado e erros são meticulosamente analisados ​​e desconstruídos nos mínimos detalhes por cerca de uma hora no debrifim em massa. Mais tarde, um grande e especializado debrifim ocorre em sua própria unidade.


Auditório principal da Red Flag onde são realizados os brifins e debrifins da Red Flag (ao fundo há uma bandeira do Brasil entre as de outras nações participantes do exercício. 

Os debrifins em massa são feitos de uma forma muito eficiente. Seu trabalho como o de cada um dos pilotos da Força Aérea Azul é ficar sentado na platéia e:
1) aprender, e...
2) estar pronto para responder perguntas a qualquer momento se você atirou em alguém  (posição, localização em relação ao alvo, se você determinou se o seu tiro matou o adversário , etc). 

Você não fala a não ser que seja pedido para falar. Se você realmente está falado, você deve responder de forma clara e concisa. Então você volta a fechar "maldita boca". A desconstrução não é feito de uma forma cruel, embora possa ser sentida como cruel quando você é o cara que estragou tudo e fica sendo exibido em uma tela de projeção gigantesca na frente de mais de 300 de seus pares (que estiveram lá!). Pelo contrário, a desconstrução tem a intenção de ser um ambiente de aprendizagem eficaz e bem-sucedido em sua maior parte. Se você já teve a oportunidade de se sentar em um (não confidencial) debrifim de caça, você saberá. É um modelo incrível para aprender onde o BS é castigado, você possui até seus próprios erros, o desempenho supera o rank, e resolvendo a raiz do problema de ambas maneiras  ciência e arte. É realmente algo que separa as forças aéreas treinadas no ocidente de outras ao redor do mundo. E o debrifim em massa da Red Flag que segue modelo da maior parte, mas em uma escala maior de algo ligeiramente menos detalhado.

O voo real durante a Red Flag é bastante surpreendente. Tenho ótimas lembranças daquelas missões. Eu sempre achei que eles deveriam ligar scanners de ondas cerebrais no crânio dos  pilotos de caça durante as saídas da Red Flag para que pudéssemos visualizar a quantidade insana de ação acontecendo. Mas isso já é outro assunto ... 

Mais sobre a Red Flag aqui no Blog:

Colombia na Red Flag

Uma missão no Exercíco Red Flag

Nenhum comentário:

Postar um comentário