domingo, 6 de outubro de 2013

A pintura "15 anos" do Esquadrão VF-1





Primeira parte

Desde garoto eu já manifestava aquela inquietude descrita por Francis Gary Powers, uma percepção do algo notável, místico e sublime que só os aviões possuem, aquela paixão que muitos dos que leem este texto provavelmente compartilham. 

Enquanto eu crescia acumulei grande quantidade de livros e revistas sobre aviação e desenvolvi meu dom para artes no qual sempre expressei minha paixão por aviões. Outro hobbie para qual dedico meu escasso tempo livre é a simulação de voo de combate no qual logo quis aplicar a arte personalizando a aeronave de nosso esquadrão de caça virtual, recurso possível através da aplicação de arte em "skins" que é a imagem que cobre os modelos 3D dos simuladores de voo domésticos. 





Minha idéia inicial era adotar uma "noseart" que misturaria a figura de um falcão associado ao nome de nosso esquadrão "Falcon Brasil" (já extinto) e ao nome oficial da aeronave de nossa dotação que é o F-16 Fighting Falcon. Minha intenção era misturar os formatos da cabeça do falcão ao à capota da aeronave utilizando as cores da camuflagem sem comprometer a sua função, qualidade que se conhece como pintura de "baixa visibilidade". Meu objetivo era tornar uma imagem forte a identidade de nosso Esquadrão. Eu também Imaginava a mesma figura com cores fortes para ocasiões especiais, como aniversários do Esquadrão. Logo surgiram alguns esboços que publiquei em minha pagina no Orkut.

Primeira versão da nose art do falcão para o F-16 (baixa visibilidade)

Por volta de 2008 Ivo Marques da Marinha do Brasil (MB) fundou a comunidade "Plane Captain" (PC) que é a designação dada aos militares responsáveis pelo preparo final da aeronave para voo na US Navy, em nossa MB são conhecidos como fieis e na FAB como mecânicos de pista, função que Ivo ocupa dentro do Primeiro Esquadrão de Interceptação e Ataque da MB conhecido como VF-1. A idéia foi ótima, pois oferecia um canal direto de comunicação (mesmo que aparentemente não oficial) com membros daquela unidade militar, comunidade da qual logo me tornei membro. 

Por algum motivo (talvez mera curiosidade ou alguma força divina) o Ivo deu uma espiada em meu álbum e viu minhas ilustrações e no dia 7 de junho de 2009 ele fez o seguinte comentário na foto abaixo: 
"Rodney você poderia desenha o A-4 da MB com essa cabeça de falcão? Abraço." 



Estudos da "nose art" do Falcão em cores chamativas para datas comemorativas, 
a versão inferior que despertou o interesse de Ivo Marques.

É claro que aquilo despertou minha imaginação que voou bem longe naquele momento e eu já desconfiava sobre suas intenções. Prontamente comecei a trabalhar no conceito, na época eu nem fazia arte no computador e um dos resultados preliminares foi este (que sinceramente, hoje acho uma péssima ilustração, rs).

Primeira ilustração da nose art no Skyhawk do VF-1, 
eu ainda não havia feito um grande estudo sobre as proporções da cabeça do falcão,
Ficou bem bizarro.

A partir de então Ivo Marques passou a ser meu amigo pessoal e iniciou uma campanha para que esta ilustração se tornasse uma homenagem de aniversário ao Esquadrão VF-1 em forma de pintura comemorativa. Os anos foram passando e as conhecidas restrições orçamentárias pelas quais passam nossas forças armadas foram adiando a concretização deste sonho. Neste meio tempo Ivo fez um concurso para escolher uma imagem que representasse sua comunidade no Orkut na qual participei e meu desenho foi escolhido.


Simbolo da comunidade "Plane Captain" do Orkut, de minha autoria, 
hoje utilizado no Facebook. 

O Símbolo em formato de "Patch" representa o Pane Captain com seu conjunto de capacete e colete marrons que facilitam sua identificação no convés de um navio aeródromo, personificado em um falcão caricato representando o espírito de corpo do Esquadrão Falcão, a pose aparentemente despojada apoiado a uma aeronave AF-1 (designação dada pela Marinha a nossos A-4 Skyhawk) representa a tranquilidade do PC ao entregar a aeronave devidamente pronta para o voo. Na verdade, a pose tomei emprestada do patch do interceptador naval F-14 Tomcat, o cenário toma como base o convés de voo do porta-aviões A-12 São Paulo, com o mar territorial brasileiro defendido por nossa Marinha ao fundo.

Enquanto Ivo tentava materializar a pintura comemorativa, fui me aperfeiçoando na arte digital e refinando o desenho do falcão, comecei a não só desejar a versão comemorativa como também uma versão de baixa visibilidade para eventualmente ser adotada por toda a frota, a mesma idéia que eu desejava para meu esquadrão virtual. Depois de um tobogã emocional entre algumas vezes nas quais parecia que tudo daria certo, e frustração depois de algum empecilho, meu otimismo nunca permitiu que eu perdesse a esperança. 


Primeira versão simplificada da nose art para ocasião do aniversário. Baseada nas versões antigas do Skyhawk com capota menor, diferente da utilizada no VF-1.




Estudos da nose art em cores chamativas e de baixa visibilidade.


No corrente ano de 2013 o Esquadrão faria seus "15 anos", tudo parecia correr bem e que este seria o ano, Ivo me passou que o oficial Lamego cuidaria das negociações sobre a pintura de maneira oficial, ele foi meu contato e estávamos acertando para que eu fosse até a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia pintar uma das aeronaves, programávamos as datas de acordo com o cronograma da manutenção das aeronaves na véspera do aniversário, eu doaria a imagem e meu trabalho de pintura e deixaria as despesas de tintas, viagem, hospedagem e alimentação na própria base por conta da MB. O cronograma indicava a disponibilidade de um biposto na manutenção para a pintura, e prontamente passei a ajustar o desenho ao novo formato de bico e capota. 


Primeiro estudo da "nose art" para o Skyhawk biposto, feições agressivas.


Também havia o planejamento da pintura da Calda com os dizeres "15 Anos" definida pelo Ivo, que após alguns testes chegamos à conclusão de que o uso das cores do símbolo do VF-1 seria mais chamativo e representariam melhor o Esquadrão, Ivo disse a mim que eu teria autonomia em relação à arte da cabeça no bico desde que fosse bem realista, e eu prontamente lhe dei total liberdade de escolha para a configuração da pintura de calda. Inicialmente experimentei apenas a empenagem vertical com predomínio de preto e a idéia de um raio amarelo que o Ivo havia sugerido, logo me veio a idéia de colocar dentro deste raio o Falcão do escudo do VF-1 com formas, digamos mais biológicas, o raio foi ajustado ao formato do bordo de ataque da empenagem e isto levaria o falcão a um voo de ataque em picada.


Minha versão do falcão do VF-1 com formas mais orgânicas 
em atitude de ataque em picada, 
apenas a empenagem vertical em preto, o raio foi ideia de Ivo Marques.

Versão com extensão do preto à fuselagem, opção consagrada.


A imagem ficou bem interessante e começamos a ter segurança de que estávamos chegando ao lugar certo, ai pensei em estender o preto à fuselagem seguindo a linha do bordo de ataque da empenagem configuração que se mostrou ideal e definitiva. Ivo logo mostrou ao pessoal do VF-1. Ai numa manhã de sol meu celular toca e atendo um homem com aquele característico modo dos militares falarem unido a um sotaque que me pareceu carioca, se identifica como Comandante do Esquadrão VF "uno", Fernando Vilela me honra com muitos agradecimentos e elogios, e logo me pede para abandonar o falcão em picada, e tentar utilizar o tradicional símbolo do Esquadrão sem muitas alterações, pedido que naturalmente respeitei imediatamente sem questionar, curiosamente anos antes, Ivo havia me falado sobre elaborar um novo Símbolo para o Esquadrão, ideia que eu logo rejeitei, pois gosto muito do Escudo onde o Falcão se mescla as formas das letras VF, essa é a imagem mais do que tradicional do Esquadrão, e a sua identidade! A minha versão do falcão era apenas para a ocasião do aniversário.



Experimentei novas configurações de raio e combinações com o escudo e o Falção oficial, inclusão de um tom de cinza escuro e estava ficando impecável, tive de redimensionar varias vezes o escudo, pois embora a empenagem seja bem grande, existem muitos obstáculos como a articulação do leme os profundores antenas e etc., mas toda aquela calda com predomínio de preto com detalhes amarelos levariam a uma consequência preocupante, a calda poderia chama mais a atenção que cabeça do Falcão. Logo vi que teria de usar cores mais escuras na cabeça, e naquela época estava tendencioso a utilizar tons de cinza próximos aos da camuflagem padrão, Ivo me pedia tons para o marrom e formas bem orgânicas e realistas, o bicho teria de ter penas que na cabeça de um Falcão estão mais para pelos do que penas, sombras e reflexos, como eu mesmo desabafaria: Sinistro!



Versão modificada, o raio do Ivo e o escudo oficial do VF-1 pedido do Comandante Vilela.

Outra preocupação era o probe de reabastecimento em voo que poderia ser um obstáculo para a pintura, assim passei a não só planejar a pintura pelo lado direito da aeronave como também trabalhar com as dimensões do Skyhawk biposto. O probe pareceria sair da boca do falcão, cheguei a pensar em transformá-lo em um cigarro, do tipo o "Falcão está fumando" em alusão ao símbolo adotado pela FEB na Segunda Grande Guerra (naquele caso uma cobra estava fumando), mas nos dias de hoje um cigarro seria politicamente incorreto além é claro, de ser muito desagradável, abandonei esta idéia.

Com a aproximação das datas planejadas (meados do fim de julho) aumentava minha tensão, pois eu teria de por a mão na tinta, e também o entusiasmo, pois era uma oportunidade de me infiltrar no ninho dos Falcões e ver pessoalmente como é um Esquadrão de caça naval de verdade! Já deslumbrava até um voo no Esquadrão!

Uma nova surpresa

Em determinado dia Ivo me passa a informação de que a aeronave biposta escalada para receber a pintura havia sofrido um pane em Natal que alteraría o cronograma de manutenção e colocaria um monoposto na janela de oportunidade da pintura, lá retornava eu ao planejamento para o bico, capota e calda diferentes do monoposto. Na ocasião eu estava muito confiante, pois as tintas pedidas já tinham sido compradas. Dia 7 de julho, Ivo me manda uma foto das duas "bolas da vez" os Falcões 1004 e 1013 dizendo: "Será uma das duas onde ficara exposto seu trabalho, 13 ou 04." A esta altura eu já começava a ficar supersticioso e concentrava minha torcida pelo 04, rs. 


Falcões 1004 e 1013, 
aeronaves que estavam na fila de manutenção 
e janela de oportunidade para a pintura comemorativa.


E já tinha a arte final da cabeça já bem madura e definida e discutiria os detalhes da calda em loco com o pessoal do Esquadrão, pois não havia muito tempo de testar na empenagem de ponta curva do monoposto no computador.


Uma das minhas versões finais para a pintura nesta os dizeres "Falcões 15 anos" 
Nose art do Falcão, cores e detalhes mais orgânicos e realisticos, expressão agressiva, 
desejo do meu amigo Ivo, resultado de alta complexidade.



A pior de todas as notícias

Um silêncio para o lado da Marinha começou a me preocupar. De uma hora para a outra o pessoal do VF-1 entrou em contato comigo para dar a infeliz noticia de que o recente corte na pasta da defesa feito pelo governo, impediria a cobertura das despesas de minha viagem até São Pedro da Aldeia, o que poderia comprometer todo o projeto, a frustração foi enorme e também perceptível no pessoal do Esquadrão, o desanimo no Ivo parecia ter a mesma intensidade que o meu, mas me disseram que estavam tentando um patrocínio da Embraer, que atualmente trabalha na modernização das aeronaves do Esquadrão e me perguntaram se eu poderia eventualmente ceder a imagem para que a Embraer executasse o serviço de pintura. Naquela altura do campeonato eu já estava disposto a pagar para ver este avião pintado de qualquer maneira.

Rapidamente preparei as imagens que eu imaginava no computador para que fossem repassadas à Embraer, naquele momento fiquei realmente muito preocupado sobre qual seria o resultado final, devido à complexidade da imagem da cabeça do Falcão, e as dificuldades para conseguir o efeito desejado, cheguei a pensar em elaborar uma figura mais simplificada, visto que eu tinha conseguido o formato mais do que satisfatório da cabeça sobre o qual poderia se trabalhar uma infinidade de estilos possíveis, mas a partir deste momento a Embraer assumiu o controle. 




Certamente o pessoal da Embraer considerou minha arte final muito complexa e obviamente adotou um dos meus esboços preliminares da fase da aeronave biposta, 


Versão preliminar da pintura comemorativa, ainda na configuração do biposto, nose art com cores fortes para obter equilíbrio com os tons da calda, versão que se tornou real. 


Não sei quais os detalhes das decisões, obviamente fizeram as adaptações necessária, redesenhando a figura da calda fugindo da estrutura do leme, descaracterizando o raio e as proporções do falcão em mergulho. Também foram feitos os ajustes da cabeça do Falcão à cabine da aeronave  monoposta. As demais superfícies que  eu não havia incluído no planejamento da pintura, receberam um tom monocromático de cinza, o símbolo dos três círculos com as cores nacionais que identificam as aeronaves da nossa aviação naval foi pintado em tons de cinza (baixa visibilidade), e o bico recebeu um tom de cinza bem claro que ajudou muito a destacar a cabeça do falcão. 

Como a cabeça do falcão adotada pela Embraer foi a de um dos esboços preliminares, ela não tinham as proporções finais mais realistas do falcão brasileiro "Quiri-quiri" que eu tanto me esforcei para conseguir com uma expressão agressiva tão desejada pelo meu amigo Ivo, em consequência disso a pintura final da cabeça ficou um tanto caricata, sem uma imediata identificação com um falcão tão desejada por mim. Entretanto, fiquei muito feliz com o resultado final


Foto do Falcão 1004 no taxi em Gavião Peixoto 
pouco antes do retorno a seu ninho em São Pedro da Aldeia.


O pessoal da Embraer conseguiu uma ótima harmonia com as cores utilizadas na cabeça e na calda, além pintura do restante da aeronave, o efeito do brilho cristalizado ficou impecável. Fiquei muito grato com a intervenção da Embraer sem a qual provavelmente a homenagem não teria se concretizado, além do comando da Marinha que permitiu a descaracterização da roupagem militar de uma de suas armas de guerra. 


Detalhe da nose art.


Devo muita gratidão ao Comandante do Esquadrão VF-1 Capitão de Fragata Fernando Vilela, por seus esforços em tornar esta homenagem uma realidade e especial a meu amigo Plane Captain Ivo Marques de Oliveira personagem chave que deu início a esta história, sem esquecer os desconhecidos que dedicaram aquele carinho especial para que o Falcão 1004 se tornasse um dos representantes mais famosos do Primeiro Esquadrão de Interceptação e Ataque de nossa querida Marinha do Brasil. 







Vida longa aos Falcões do Mar!

LINKS EXTERNOS:

Vídeo do encerramento da cerimônia de aniversário do Esquadrão VF-1:

http://www.youtube.com/watch?v=329EbxDyIRM&feature=youtu.be

Fotos do Falcão 1004:

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=29960

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=30072

Mais arte



No momento estou fazendo de iniciativa pessoal alguns estudos para um novo padrão de camuflagem que possa ser utilizado pelos AF-1B (ou AF-1M) que estão sendo “modernizados” pela Embraer, sigo o desejo de meu amigo Ivo Marques quanto à utilização de camuflagem “pixelizada” e tento convencer o pessoal da Marinha a utilizar a minha nose art do falcão de baixa visibilidade para toda a frota do VF-1, Ela poderia se tornar a nova cara desta unidade impar em nossas forças armadas.
Nose art de baixa visibilidade, 
tons de cinza (superioridade aérea) do protótipo do AF-1B em testes na Embraer.


Camuflagem "pixelizada" baseada na atual camuflagem dos Falcões do VF-1, 
incluindo minha "nose art" de baixa visibilidade. 

Caso o pessoal do VF-1 não queira minha nose art, posso tentar vender a idéia aos argentinos (brincadeirinha), rs.

15 comentários:

  1. Simplesmente perfeito, uma obra prima, parabéns Rodney Adorno!

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    1. Boa tarde! Sou o RP do VF-1, tem possibilidade de enviar as imagens em corel, para que eu possa fazer uma montagem, virtude DBQ do Comte em Julho? Obrigado! Abraços!
      OBS: meu email é: rp@eav-1.mar.mil.br

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    2. Oi Márcio, posso sim, Qual imagem você deseja ou como posso ajudar?

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  2. Cara colega e amigo de longa data li com empolgação sua historia e fico feliz em ter sido um instrumento de Deus em realizar o desejo de criança empolgado pela arte e pela aviação, fico na torcida agora em ver a cabeça do falcão na forma de baixa visibilidade a qual esta sendo proposta .

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    1. Sou muito grato a Deus por cruzar nossos caminhos Ivo, e por seu esforço para tornar esta pintura uma realidade, Obrigado!

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  3. Olá, pesquisando sobre esta pintura achei o blog. Tenho uma dúvida; que tipo de tanque de combustível é o utilizado na primeira foto? Seria o de 400 galões? Alguém saberia me responder?

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    1. Salvo engano, Eduardo Aranha, creio que o VF-1 só utiliza tanques subalares de 300 galões, mas vou tentar confirmar com o pessoal do Esquadrão, ai lhe informo. Abraço!

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    2. Eduardo Aranha, um dos mecânicos do VF-1 acaba de me confirmar, nossos Skyhawks utilizam os tanques externos de 300 galões mesmo! Desculpe-me pela demora na resposta.

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    3. Sem problemas, eu que agradeço a atenção. Login da esposa.

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    4. Sem problemas, eu que agradeço a atenção. Login da esposa.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Bom dia, Rodney.será que vc poderia me mandar essa imagem da aeronave toda em corel pra eu fazer uma camisa bacana.
    Sirvo no CIAAN, achei muito legal seu trabalho.
    marques@ciaan.mar.mil.br

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  6. Ok bom dia Rodney, belos trabalhos, informo quê faço maeuetes de aviação militar FAB e MB,se desejar observar o meu trabalho pesquisar na internet YouTube como caça FAB material reciclado Ayrton Senna e lá encontrará uma simples maquete do A4 MB com a sua pintura criada, parabéns pelos excelentes trabalhos.

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